Frentes de atuação

Celso Vainer Manzatto

Embrapa Meio Ambiente

Projeto: Desenvolvimento e validação de um sistema de mensuração, relato e verificação (MRV) para a agropecuária de baixa emissão de carbono (ABC) aplicado ao Projeto Rural Sustentável – Cerrado.
Investimento PRS – Cerrado: R$ 700.000,00
Instituição: Embrapa Meio Ambiente
Execução da Pesquisa: Unidades Demonstrativas (MT – MS – GO – MG)
Status de execução: Execução financeira finalizada em 31/08/23

O Projeto Rural Sustentável – Cerrado tem impulsionado mudanças significativas nos sistemas produtivos através de incentivo a tecnologias inovadoras. Uma dessas pesquisas, liderada pelo coordenador Celso Manzatto, está inovando a forma como medimos, registramos e validamos as emissões de gases de efeito estufa (GEE) – conhecida como MRV.
Foi desenvolvido nessa pesquisa uma abordagem de Medição, Relatório e Verificação (MRV) em conformidade com as diretrizes da UNFCCC (2014), visando obter informações precisas sobre a eficácia das ações de mitigação das mudanças climáticas em propriedades rurais.
Utilizou-se tecnologias de baixa emissão de carbono promovidas pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado para reduzir as emissões de GEE, em linha com as metas do Acordo de Paris e do Plano ABC+.
Como isso foi feito? Mais de 20 Unidades Demonstrativas nos estados de atuação do PRS-Cerrado foram visitadas, coletando informações sobre o histórico de uso das terras e amostras de solo;
Foi criado um sistema de monitoramento inovador em parceria com a Plataforma ABC e o Observatório ABC da Fundação Getúlio Vargas, que integra informações de sistemas produtivos de baixa emissão de carbono em diversas escalas espaciais.
Desenvolvemos o aplicativo Agrotag, disponível gratuitamente na PlayStore, que coleta informações e fotografias georeferenciadas sobre o uso das terras nas propriedades rurais participantes do PRS-Cerrado, que ficam armazenadas em banco de dados, acessíveis para pesquisadores e produtores rurais via web. Para a o desenvolvimento de uma abordagem MRV focada nas propriedades rurais – Escopo I e II, foram desenvolvidas ainda, por meio da adaptação e validação final de ferramentas gratuitas como a calculadora GHG Protocol, SatVeg e Sistema de Caracterização Ambiental de Imóveis Rurais Rurais (SACIR), aplicativos especialmente ajustados para esta abordagem.

Reporte das Emissões em Propriedades Rurais

Combinados, esses recursos auxiliam os produtores, assim como outros atores das cadeias de valor do setor, a Incluir:
o reporte e a mitigação de emissões de GEE não mecânicas em suas estratégias de produção e planejamento anual;
Identificar oportunidades de redução destas emissões de GEE;
Rastrear progresso em direção de metas de redução;
Comunicar os resultados aos investidores e aos consumidores finais; e
Responder às demandas nacionais e internacionais por produtos menos intensivos em carbono.
E..Por Que Isso Importa? Essa abordagem oferece uma alternativa rápida e de baixo custo para mapear e monitorar a adoção de tecnologias de baixo carbono em larga escala, promovendo a sustentabilidade da agropecuária brasileira.
Além disso, esse trabalho terá impacto significativo nos tomadores de decisão, instituições públicas e privadas, e na sociedade em geral, contribuindo para uma agricultura mais produtiva e adaptada às mudanças climáticas.
Com esses esforços, esperamos promover ganhos substanciais em termos de sustentabilidade e produtividade, beneficiando não apenas o Projeto Rural Sustentável – Cerrado, mas também o setor agropecuário como um todo. Esta é uma oportunidade para a proposição de iniciativas colaborativas e de comunicação que esclareçam e sensibilizem os agricultores sobre a importância e oportunidade de investimentos no desenvolvimento e adoção de sistemas produtivos mais resilientes e que promovam o aumento da produção e produtividade com diminuição e/ou mitigação das emissões de GEEs.

Produtos e ações de destaque

Para desenvolver e validar uma abordagem MRV, como ferramenta para obter informações confiáveis sobre as ações de mitigação como resultado da adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, a equipe vem realizou inúmeras ações de campo para coleta de dados em unidades demonstrativas do PRS-Cerrado, para alimentar o banco de dados do software desenvolvido pela Embrapa (através da Plataforma ABC) em parceria com o Observatório ABC da Fundação Getúlio Vargas. As ações à campo incluem a coleta de amostras de solos e de informações sobre a tecnologia implantada, gerando um dossiê sobre a propriedade em questão. A equipe desenvolveu a proposta de um sistema de monitoramento de baixo custo que possibilita a integração de informações de sistemas produtivos em diversas escalas espaciais que permitem o acompanhamento de projetos e planos nacionais com o ABC, certificação, bem como a integração de projetos de finanças verdes e políticas setoriais com uma abordagem MRV Nacional integrada ao Inventário Nacional de GEE. A equipe utilizou e aprimorou ferramentas de uso livre (Agrotag, GHG Protocol e SatVeg) com as customizações necessárias para funcionamento da abordagem MRV.

Produtos de Conhecimento

Galeria

Privacy Preference Center