Frentes de atuação

José Ricardo M. Pezzopane

José Ricardo M. Pezzopane

Embrapa Pecuária Sudeste

Projeto: Tecnologias em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta para a intensificação sustentável.
Investimento PRS – Cerrado: R$ 800.000,00
Instituição: Embrapa Pecuária Sudeste
Execução da Pesquisa: Fazenda Canchim (URTP)
Status de execução: Execução financeira da pesquisa finalizada em 31/08/23

Esse projeto busca a intensificação sustentável, promovendo ações de pesquisa multidisciplinar e de transferência de tecnologia na Unidade de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP) da Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos (SP). Ações como a manutenção de árvores, a introdução de cultivares integrados a pecuária e a avaliação ambiental e do desempenho produtivo desses sistemas integrados fazem parte dos objetivos da pesquisa, visando ampliar os conhecimentos sobre o potencial dessas tecnologias no sequestro de carbono no solo para apoiar a formulação de políticas públicas; bem como estabelecer planos de manejo para manutenção do equilíbrio produtivo-benefícios ambientais desses sistemas.

Entre os impactos esperados, está a obtenção de coeficientes técnicos para subsidiar políticas públicas relacionadas a sistemas de produção sustentáveis com menor emissão de gases de efeito estufa (GEE). Promover a adoção desses sistemas por parte dos(as) produtores(as) por meio de ações de difusão e de capacitação de técnicos.

Dentre os resultados, está a criação de um banco de dados dos benefícios ambientais em IPF com eucaliptos e árvores nativas, bem como a divulgação de planos de manejo. Para isso, o projeto avalia como o manejo das árvores nesses sistemas deve ser realizado para conciliar a questão ambiental e os aspectos produtivos.

Produtos e ações de destaque

A pesquisa conduz experimentos de longa duração em sistemas de ILPF com componente arbóreo de eucalipto ou de árvores nativas na Embrapa Pecuária Sudeste. As imagens mostram o sistema (Agro) Silvipastoril com Árvores Nativas (implantado em 2008). 

As ações de manejo das árvores nos sistemas faz com que a  capacidade produtiva das pastagens se mantenha mais efetiva quando comparada a sistemas intensivos, bem manejados, sem a presença das árvores.  A pesquisa traz ações que comprovam como os sistemas arborizados apresentam maiores índices de conforto térmico animal e benefícios ao comportamento e bem-estar.

O pesquisador tem divulgado de forma ativa a tecnologia ILPF nas mídias! Foram lançados 4 releases entre os meses de julho e setembro de 2021 e 11 matérias repercutidas. Entre os assuntos estava a divulgação do VII Simpósio de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que ocorreu nos dias 15 e 16 de setembro, em formato virtual. O Simpósio trouxe a oportunidade para técnicos, produtores e pesquisadores conhecerem  e discutirem as principais metodologias, inovações e soluções para sistemas de produção integrados. O evento foi organizado pela Embrapa Pecuária Sudeste e Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ – Esalq/USP), com o intuito de promover a adoção e o adequado manejo da ILP e da ILPF. Temas como a pecuária de baixo carbono e efeito “poupa terra” tiveram destaque durante o simpósio, contando inclusive com a participação do pesquisador Geraldo Martha. As matérias abordam a dinâmica de absorção de C pelo componente arbóreo dos sistemas de integração.

Produtos de Conhecimento

Galeria

Privacy Preference Center