Frentes de atuação

Silvio Yoshiharu Ushiwata

Universidade do Estado de Mato Grosso

Projeto: Qualidade do solo em áreas de sistemas integrados no Cerrado Mato-grossense
Investimento PRS – Cerrado: R$ 121.800,00
Instituição: Universidade do Estado de Mato Grosso
Instituições Parceiras: Embrapa Florestas

“O segredo da fertilidade: estudo revela a qualidade do solo em áreas de sistemas integrados no Cerrado Mato-grossense”!

No Cerrado Mato-grossense, o pesquisador Silvio Yoshiharu Ushiwata, da Universidade do Estado de Mato Grosso, foi responsável por liderar um grupo de pesquisa composto por pesquisadores da Embrapa Floresta, UEM e os acadêmicos do programa de pós-graduação em Ciências do Solo da UFPR e graduandos em agronomia da UNEMAT/Campus Nova Xavantina. O foco do grupo foi qualidade física, química e biológica do solo em áreas de sistemas integrados (ILP, IPF e sistemas agroflorestais) em propriedades rurais no Cerrado.

“Mato Grosso é o principal estado produtor de soja e possui o maior rebanho nacional. Entretanto, é muito comum vastas áreas de pastagens degradadas no bioma Cerrado, reduzindo o potencial produtivo agropecuário da região. Além disso, nos últimos anos, tem sido verificado um crescente aumento de desmatamento no Estado e no Brasil. 

Essas condições agrícolas e ambientais contribuem na emissão de gases de efeito estufa. Sistemas integrados de produção tem sido uma opção para recuperação de áreas de pastagens degradadas é uma forma de produção mais sustentável. Áreas com esses sistemas têm aumentado no Estado e no Brasil, porém há necessidade de um melhor conhecimento do seu manejo para a sua consolidação. Nesse aspecto, o melhor entendimento dos efeitos desses sistemas integrados na qualidade do solo sob os aspectos químicos, físicos e biológicos, tornam-se essenciais”.

Métodos agrícolas sustentáveis podem aportar maior quantidade de matéria orgânica ao sistema em relação ao plantio convencional ou áreas improdutivas, estocando matéria orgânica no solo (MOS). Assim, esses sistemas podem melhorar a qualidade física, química e biológica do solo. Além disso, a conversão de áreas degradadas e improdutivas para áreas com agriculturas sustentáveis transformam essas áreas de emissoras para sumidouros de carbono, contribuindo para reduzir a concentração gases de efeito estufa na atmosfera. Apesar desses benefícios, o manejo correto dos sistemas integrados é essencial para sua própria sustentabilidade. Dessa forma, torna-se necessário melhor entendimento do efeito dos sistemas integrados na qualidade do solo. Estudos dos benefícios e manejos mais apropriados desses sistemas na qualidade do solo são raros no Cerrado Matogrossense. Portanto, este projeto de pesquisa, pode contribuir para um melhor entendimento científico e técnico e ajudar consequentemente a consolidar esses sistemas na região

Nas propriedades rurais e condições avaliadas, os resultados obtidos mostraram que as qualidades químicas e biológicas (enzimas e minhocas) estão boas ou em evolução. Por outro lado, a qualidade física – altas resistências à penetração do solo associadas às baixas quantidades de macroporos – se mostrou limitante. Portanto, as informações obtidas permitem um melhor conhecimento da situação da qualidade do solo em sistemas integrados da região. O projeto permitiu ainda o envolvimento de acadêmicos do curso de agronomia em atividades de iniciação científica e na produção de trabalho de conclusão do curso.   

Produtos de Conhecimento

    Galeria

    Privacy Preference Center