A Chamada de Pré-qualificação de Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), do PRS – Cerrado, vai identificar instituições que atuem, ou que tenham interesse em atuar, nos temas gerenciais apoiados pelo projeto. Neste primeiro momento, a comissão técnica do Projeto Rural Sustentável – Cerrado vai avaliar as propostas submetidas e lançar a lista de instituições de ATERs que atendem aos critérios de elegibilidade previstos. A partir daí, o projeto oferecerá capacitação técnica a essas instituições, por meio do Ensino à Distância (EaD) e atividades presenciais, sobre as temáticas abrangidas no âmbito do projeto. 

Um dos objetivos desta chamada é não só qualificar, mas também capacitar. Cabe destacar que essa capacitação é de participação livre, ou seja, mesmo as instituições de ATER que não forem pré-qualificadas poderão participar. “Falta uma especialização entre os(as) técnicos(as) sobre as temáticas trabalhadas no PRS – Cerrado. Para difundi-las entre produtores(as), apostamos na capacitação técnica permanente de todos e todas. Por isso estamos fazendo esse treinamento antes”, explica Marina Lima, gerente de Assistência Técnica do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. 

Após os processos formativos, será iniciado um novo processo seletivo, desta vez para a contratação definitiva das instituições de ATER que irão prestar os serviços nas propriedades rurais participantes do PRS – Cerrado. Importante: a instituição que não tiver sido pré-qualificada no primeiro momento não poderá participar desta nova etapa. Somente as que estiverem enquadradas nos requisitos do edital de pré-qualificação estarão aptas a participar das seleções posteriores. 

Temáticas

Passadas essas duas etapas, é hora do contato direto entre as instituições de ATER selecionadas e as propriedades rurais participantes do projeto. Em conjunto com produtores(as), com base na capacitação técnica oferecida, os(as) técnicos(as) vão fazer um diagnóstico do imóvel rural, identificar o que precisa ser melhorado, e elaborar um Plano de Assistência Técnica, tendo como diretrizes as temáticas inovadoras do PRS – Cerrado. São elas: pecuária 4.0, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendidas como sinônimos de Sistemas Agroflorestais, Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), crédito rural, certificação e finanças verdes. 

O atendimento a essas propriedades rurais varia de 12 a 18 meses. O serviço prestado terá acompanhamento presencial individual e coletivo, e também acompanhamento remoto.

Edital aberto

A Chamada de Pré-qualificação de ATER ainda está com inscrições abertas. O prazo para submissão de propostas vai até o dia 15 de março e o processo de inscrição deve ser feito na parte de editais do site do PRS – Cerrado.