Entre os dias 13 a 17 de maio de 2024, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado deu início à primeira semana de aulas presenciais da 3ª Edição do Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Estiveram presentes em Lavras (MG) os 22 estudantes dos quatro estados de atuação do projeto – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A turma foi acompanhada pela Gerente do Mestrado do PRS – Cerrado, Raquel Caribé. Os(as) estudantes tiveram aulas com os professores Ana Luíza Campos, Cleiton de Oliveira e Viviane Pereira, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE).

A estudante e produtora rural Carline Yumi, de uma Unidade Demonstrativa (UD) do Projeto, em Terenos (MS), compartilha as suas expectativas com o curso: “Nós sabemos que o meio rural está com muitos desafios, então acredito que o Mestrado vem para ajudar a entender os problemas e propor soluções que tragam um desenvolvimento sustentável para a nossa comunidade. Estou com muitas expectativas de aprendizado, poder conhecer realidades diferentes e pessoas que possam agregar ao meu trabalho.”

A turma da 3ª Edição do Mestrado aproveitou a ocasião para conhecer o Museu História Natural da UFLA, assim como a Usina de Biodiesel e a Usina Fotovoltaica, também da UFLA. As visitas foram importantes para que os(as) estudantes pudessem conhecer, na prática, algumas das temáticas trabalhadas em sala de aula.

Outro estudante desta 3ª Edição é o Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATEC), Daniel Penha, de Minas Gerais. “O Mestrado é uma oportunidade única e valiosa que vai ajudar muito na nossa formação acadêmica e profissional. Assim, vamos poder estar sempre atualizados e conseguir levar esses conhecimentos para os produtores rurais que estão sendo atendidos pelo projeto”, destaca Daniel.

Ao longo de 2024, os outros estados de atuação do PRS – Cerrado também receberão encontros presenciais do Mestrado Profissional.

Sobre o Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional em Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono do PRS – Cerrado, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), é uma das ações do Programa de Capacitação do projeto, que tem como objetivo capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais em práticas produtivas sustentáveis, gestão da propriedade e em tecnologias e inovação para o campo.

Entre as temáticas ensinadas no Mestrado estão a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE), práticas integradas e sustentáveis de produção, sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), entre outras.