O Programa Rural Sustentável (PRS) foi apresentado nesta segunda, 08/11, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, a COP 26.  O PRS esteve presente na mesa sobre Agricultura Sustentável como Caminho para Preservação Ambiental, o efeito Poupa Terra, moderada pelo  Secretário Adjunto de Inovação e Tecnologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e foi representado pelo diretor-geral do PRS – Cerrado e diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Luis Tadeu Assad. A mesa também contou com a participação do presidente da Embrapa, Celso Moretti, do diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Instituição, Guy de Capdeville, além do assessor técnico da Diretoria de Assistência Técnica Gerencial do SENAR, Rafael Diego Costa.

Os desafios do Programa envolvem a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, promover as práticas produtivas de baixa emissão de carbono, principalmente sistema ILPF e Recuperação de Pastagens Degradadas, “mas sempre com o olhar de aumentar produtividade e reduzir o desmatamento ilegal. Tudo isso pensando em retorno de aumento de renda para produtores e produtoras”, destacou Assad.

Na fala de abertura, o moderador e representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Cleber Soares, chamou atenção para a evolução do setor agrícola brasileiro. “Ao longo dos últimos 50 anos o Brasil saiu de importador líquido de quase tudo que consumíamos, para hoje sermos uma potência agrícola, sustentável e descarbonizante, pontuou”. Soares destacou o papel da ciência e tecnologia, além da função indispensável da assistência técnica e extensão rural para um desenvolvimento no campo sustentável e produtivo. 

Além do conjunto de ações da atual fase II do Programa nos biomas Caatinga e Cerrado, a apresentação do PRS também destacou os resultados da fase I, desenvolvida na Amazônia e Mata Atlântica, com cerca de 4 mil produtores(as) beneficiados(as) em 70 municípios e mais de 40 mil participantes em ações de capacitação. 

O vídeo completo do debate sobre Agricultura Sustentável como Caminho para Preservação Ambiental, o efeito Poupa Terra está disponível no canal do Youtube do Ministério do Meio Ambiente

Foto: Ministério do Meio Ambiente

Sobre o Programa Rural Sustentável 

O PRS – Mata Atlântica e Amazônia constituiu a Fase I do Programa Rural Sustentável, iniciativa financiada pelo Financiamento Internacional para o Clima (ICF) ,do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional e executado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). Atualmente, a atuação do PRS é nos biomas Cerrado e Caatinga, e haverá uma nova extensão para a Amazônia.