Como parte das comemorações do Mês das Mulheres, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado realizou uma programação especial para os Dias de Campo (DCs) durante o mês de março. Ao todo, foram 13 oficinas focadas na temática Terra, trabalho e família: mulheres para o futuro. Na ocasião, produtoras rurais e demais convidados tiveram a chance de participar de oficinas que gerassem uma sensibilização, reflexão e troca de experiências sobre o que é ser uma mulher no campo.

Lembrando da importância do conhecimento para fortalecer a atuação da mulher no campo, a produtora rural de Goiás, Lourdes Binsfeld, compartilha um pouco mais sobre como foi a participação no Dia de Campo, em Jataí. “O projeto abriu portas para uma amplitude maior para as mulheres do campo, onde elas têm voz e vez. Assim, elas estão sempre a par dos conhecimentos para poder atuar em suas atividades”, compartilha Lourdes.

Atuação em conjunto

Durante as oficinas participativas, a equipe do projeto conduziu dinâmicas interativas, nas quais as(os) participantes responderam perguntas sobre como elas enxergam o papel da mulher no campo em diferentes momentos (passado, presente e futuro). Por exemplo, uma das perguntas foi: Qual a importância da mulher no campo nos dias de hoje? Entre as respostas que surgiram, destacamos:

“Toda! É o início de uma mudança de cultura. Estamos em frente ao despertar, progredindo para melhorias no campo através de nossa voz. Nós viemos para somar, e não para excluir”;

“Nos dias de hoje, temos uma geração de mulheres que possuem muito conhecimento e empoderamento na gestão do agronegócio”.

Essas atividades são uma preparação para as Oficinas das Famílias, que irão acontecer neste ano, parte das ações do Programa de Capacitação do projeto.

Sobre os Dias de Campo

Além dos DCs das Mulheres, o projeto também seguiu com os eventos tradicionais voltados para a implementação da agropecuária de baixa emissão de carbono, a partir de palestras e troca de experiências com produtores e produtoras que já possuem uma produção sustentável em suas propriedades.

Ao todo, foram realizados 23 Dias de Campo, que ocorreram em 8 Unidades Demonstrativas (UDs) e 10 Unidades Multiplicadoras (UMs) do projeto, nos quatro estados de atuação: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Estiveram presentes um total de 1165 participantes, entre produtores e produtoras rurais, representantes de organizações socioprodutivas, técnicos(as) e instituições de ATER, palestrantes qualificados, além das instituições que nos apoiam localmente.