Passado o período de submissões de propostas do Edital Integrado de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs), o PRS – Cerrado teve 3.796 cadastros completos de produtores(as) rurais interessados(as) em aplicar em suas propriedades as tecnologias sustentáveis apoiadas no âmbito do projeto: Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendida como sinônimo para Sistemas Agroflorestais, e suas modalidades. Esses cadastros de UMs estão vinculados a mais de 50 Organizações Socioprodutivas.

No cenário dividido por estado de atuação do projeto – GO, MT, MG e MS -, o número maior de cadastros foi em Mato Grosso do Sul, com 1.320 produtores(as), seguido por Minas Gerais, que teve 934 cadastros. Em Mato Grosso, foram 839 interessados(as) em ser uma Unidade Multiplicadora, e em Goiás, 703. A partir de agora, a equipe técnica do PRS – Cerrado fará as análises técnica e de elegibilidade desses cadastros para divulgar o resultado final das OSPs e dos(as) produtores(as) rurais selecionados(as).

Em um panorama geral de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, 63% dos(as) cadastrados(as) são do gênero masculino, 34% do feminino e 3% não declararam. Quanto às tecnologias cadastradas, a maior parte dos(as) interessados(as) pretende implantar Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), e na sequência aparecem as integrações Lavoura-Pecuária (ILP); Pecuária-Floresta (IPF); Lavoura-Floresta (ILF); e, por fim, Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). 

Polos de cadastramento

A mobilização de produtores(as) rurais foi um desafio em meio à pandemia. Como parte dessa estratégia, somada aos esforços de comunicação, até 01 de setembro, houve os polos de cadastramento nos quatro estados. As equipes  do projeto ficaram à disposição em Organizações Socioprodutivas e órgãos públicos parceiros para tirar dúvidas dos(as) interessados(as) sobre as atividades do PRS – Cerrado e auxiliar no cadastramento.