Construção técnico-participativa de Planos de Negócios com foco na estruturação e fortalecimento das Organizações Socioprodutivas (OSPs) selecionadas pelo PRS – Cerrado. Esse é o principal objetivo da contratação de empresa aberta nesta segunda, 21/02, com prazo para submissão de propostas até o dia 13/03. Dividida em 13 lotes (um para cada microrregião do projeto), cada empresa pode concorrer a até dois, desde que comprove capacidade técnica e de pessoal para a execução.

Adicionalmente ao Plano de Negócios, as empresas contratadas também vão desenvolver um Plano de Ação e um Plano de Investimento em conjunto com as OSPs, produtores e produtoras rurais e Agentes de ATEC. Inclui-se no serviço a realização de um diagnóstico institucional e das atividades socioprodutivas de cada OSP. Serão necessárias visitas técnicas presenciais e virtuais.

As empresas interessadas deverão enviar portfólio institucional, com comprovantes de experiência, com destaque para trabalhos relacionados com Planos de Negócios; currículo resumido do(a) responsável pelo contrato e das pessoas-chave da equipe envolvida, sendo que cada profissional poderá atender o máximo de 2 OSPs; e a proposta financeira, incluindo preço global para realização das atividades.

 O que é o Plano de Negócios?

O Plano de Negócios é uma ação estratégica para fortalecimento e estruturação das OSPs, nas áreas de governança organizacional, gestão de pessoas, gestão financeira e econômica, gestão de processos produtivos e tecnológicos, gestão comercial, gestão socioambiental, além da identificação e proposição futura da(s) principais atividades(s), negócio(s) e cadeia(s) produtiva(s) em que está inserida e seu papel dentro dela.

O objetivo é promover práticas sustentáveis e de baixa emissão de carbono. Ao todo, o PRS – Cerrado conta com 42 Organizações, divididas entre as 13 microrregiões e quatro estados de atuação.

Como será a prestação dos serviços?

A instituição contratada deverá considerar a trilha metodológica do Plano de Negócios proposta pelo projeto, para prestação dos serviços em 8 meses, com atividades junto às OSPs, sendo, no mínimo, 5 atendimentos presenciais e 6 atendimentos virtuais, de forma individualizada, para levantamento, avaliações e definições estratégicas.

 

Acesse o Termo de Referência completo aqui