Entre os dias 24 a 28 de abril está acontecendo a primeira semana presencial de aulas da 2ª Edição do Mestrado Profissional do PRS – Cerrado, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). No primeiro dia, que marcou a aula inaugural, estiveram presentes na UFLA 24 estudantes dos quatro estados de atuação do projeto – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Também marcaram presença o Diretor-Presidente do IABS e Diretor Geral do projeto, Tadeu Assad, e a Diretora de Educação do IABS e Coordenadora de Capacitação do PRS – Cerrado, Melissa Curi, que ministraram uma aula sobre sustentabilidade e foram recebidos pelo Reitor da Universidade, João Chrysóstomo.

Um dos estudantes da 2ª Edição do Mestrado Profissional, Pablo Diógenes, comenta sobre a imersão de conhecimentos durante as aulas. “No Mestrado, cada aluno tem uma vivência diferente e encontramos pessoas de diversos lugares do Brasil, isso nos proporciona uma troca de experiências de grande valor. Acredito que as aulas nos agregam em todas as partes: pessoal, social e profissional”.

Entre as temáticas ensinadas no Mestrado estão a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE), práticas integradas e sustentáveis de produção, sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), entre outras.

Melissa Curi destaca a importância de tratar sobre os assuntos no Mestrado. “Estas temáticas conectam pessoas que trabalham com a produção rural sustentável e desejam expandir ou levar esses conhecimentos adiante. O PRS – Cerrado está sempre atento a essas demandas e, por meio da parceria com a UFLA, buscamos novos e relevantes caminhos que possam construir um legado nos quatro estados de atuação do projeto.”

Na oportunidade, também foi realizado um coquetel para confraternização e recepção dos novos alunos e alunas. As aulas da 2ª Edição do Mestrado Profissional começaram em março e funcionam no formato híbrido.