A série de matérias “PRS – Cerrado em números” tem sequência hoje com os dados do projeto em Mato Grosso: apresentamos um pouco mais dos detalhes dos resultados dos editais em cada um dos quatro estados de atuação. Em MT, na região Centro-Oeste do Brasil, foram 734 propriedades rurais selecionadas: 32 Unidades Demonstrativas (UDs) e 702 Unidades Multiplicadoras (UMs).

As Unidades Demonstrativas somam 1.285 hectares de área com uma ou mais tecnologias produtivas sustentáveis apoiadas no âmbito do projeto: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e suas modalidades, e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). Dessas, a mais presente nas UDs é a RPD, seguida pela Integração Pecuária-Floresta (IPF), Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Floresta (ILF). Nas 32 Unidades Demonstrativas em Mato Grosso, ao todo, são 39 tecnologias implantadas.

No estado, as 702 Unidades Multiplicadoras são os locais que ainda irão implementar a agropecuária de baixa emissão de carbono. A maioria dos(as) beneficiários(as) selecionados(as) como UMs pretende trabalhar com a Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), com a Integração Lavoura-Pecuária, Pecuária-Floresta, Lavoura-Floresta e Lavoura-Pecuária-Floresta na sequência. Quanto ao gênero, 64% são homens, 35% mulheres e 1% não declarou. 

Em todo o Mato Grosso, são 10 Organizações Socioprodutivas (OSPs) selecionadas por meio de edital. As OSPs são as instituições por onde serão nucleadas as ações com as UMs, apoiando na organização das ações desenvolvidas junto às propriedades, de forma a deixar um legado para o campo. 

Em relação à área de pesquisa, são 7 projetos apoiados pelo PRS – Cerrado em MT. Os temas abordam agropecuária de baixa emissão de carbono, avaliação econômica, desmatamento evitado, inovações tecnológicas e de mercado, Internet das Coisas, Nexus/MRV, Sistemas de Produção – URTP e sustentabilidade na produção agropecuária.

Dias de campo

Neste mês de dezembro, foram realizados os primeiros Dias de Campo (DC) do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. Por meio desses eventos, o projeto visa a troca de experiências entre produtores(as) rurais, técnicos(as) de assistência técnica e extensão rural, os ATECs, e organizações de produtores(as) para a promoção e disseminação de práticas produtivas sustentáveis. Em Mato Grosso, foram 3 DCs em localidades diferentes: Barra do Garças, Sorriso e Juscimeira. Até o final das atividades do PRS – Cerrado, serão mais de 650 Dias de Campo entre os quatro estados de atuação.