A abertura do Seminário de Integração das Pesquisas será online e promoverá a integração entre todos os projetos de pesquisa contemplados pelo PRS – Cerrado. O evento tem como objetivos principais apresentar os impactos, os diferenciais, a contribuição para a sociedade e as soluções  para inovação propostas em cada pesquisa, além de promover a integração entre as Pesquisas Direcionadas e as do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento. O evento de lançamento ocorre na terça-feira, 07/12, a partir de 17h, com transmissão via o canal IABSTV no Youtube.

A abertura do Seminário terá a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (pré-confirmada), e do Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do MAPA, Fernando Camargo, seguido pelo presidente da Embrapa, Celso Moretti. Na sequência, haverá falas de representantes do arranjo institucional do PRS – Cerrado: Morgan Doyle, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil e Richard Ridout, chefe de Clima e Crescimento Verde do Governo Britânico. 

Em seguida, serão feitas as apresentações técnicas. A diretora de Produção Sustentável e Irrigação do MAPA, Mariane Crespolini, falará sobre a importância da cooperação técnica internacional para as políticas públicas e sustentabilidade da agropecuária brasileira. Após, será a vez dos(as) representantes do PRS – Cerrado. Luís Tadeu Assad, diretor-geral do projeto e diretor-presidente IABS, Renato Rodrigues, coordenador científico do PRS – Cerrado e presidente do conselho da Rede ILPF, e Marcella Vidal, coordenadora de Pesquisas do PRS – Cerrado, farão apresentação institucional do PRS – Cerrado, das ações de apoio e das pesquisas contempladas. 

Os projetos inovadores são norteados neste seminário por seis grandes temas: Nexus/Monitoramento Registro e Verificação (MRV); Internet das coisas (IoT); Desmatamento Evitado; Avaliação Econômica; Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTPs) e Sistemas de Produção e por fim, Aperfeiçoamento Profissional e Habilidade Técnica. 

Nos dias subsequentes, 8 e 9 de dezembro, será promovida a integração entre os 35 coordenadores líderes de pesquisa juntamente com os parceiros institucionais, por meio de uma reunião interna. Nela visamos promover grandes esclarecimentos sobre as atividades de pesquisa e promoção de novas parcerias científicas.

Confira a programação completa

Projetos de pesquisa contemplados

Com o investimento de mais de 12 milhões de reais, o PRS – Cerrado apoia 35 pesquisas científicas agrupadas por temáticas que vão de acordo com ideais do PRS – Cerrado, sendo 13 delas do grupo das Pesquisas Direcionadas, desenvolvidas em parceria com a Embrapa, e 22 contempladas pelo processo de seleção do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento. (P&D). 

Mais de 500 pesquisadores(as) de diversas unidades da Embrapa, instituições de Ensino e Pesquisa, Empresas de Agronegócios, instituições do Terceiro Setor, dentre outros, estão envolvidos nas pesquisas.