Nesta última terça-feira (3), realizamos a live Trilhando o Edital de ATER para UMs, pelo canal IABSTV no Youtube, direcionada para as Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pré-qualificadas no projeto. O evento tirou dúvidas sobre a oportunidade aberta com foco na sustentabilidade da propriedade e implantação de tecnologias de baixa emissão de carbono nas Unidades Multiplicadoras (UMs) do PRS – Cerrado. Ao todo, foram 50 minutos de evento, contando com a participação de mais de 250 conexões, que participaram ativamente com perguntas e comentários. 

Ao todo, são 3.511 UMs divididas em 42 lotes coincidentes com o conjunto de propriedades vinculadas a cada uma das Organizações Socioprodutivas (OSPs) apoiadas pelo projeto. Os lotes e valores disponíveis variam em função da quantidade de UMs para cada OSP, que são de pouco mais de R$ 200 mil a até R$ 1,6 milhão.

Confira a íntegra do evento: https://www.youtube.com/watch?v=zMyxHpgDLOU

Confira as principais dúvidas tiradas no evento: 

  • Qual a data de divulgação do resultado final?

R: O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 15 de junho.

  • O cadastro de novos profissionais será via portal?

R: Para realizar esse procedimento, a empresa deverá enviar um e-mail para chamada.ater.prs-cer@iabs.org.br solicitando formalmente a abertura do sistema. Em até 10h, a solicitação será atendida e a empresa poderá realizar os novos cadastros.

  • Como os documentos dos técnicos já estão no sistema, não é preciso enviar a documentação deles junto com a proposta, certo?

R: Não é preciso. Iremos considerar os documentos enviados anteriormente. Enfatizamos somente que, caso o(a) Coordenador(a) da equipe não seja um ATEC, que sejam enviados os documentos do mesmo (currículo, comprovantes e vínculo com a instituição) e, que caso necessário, atualizem apenas o Acervo Técnico da empresa e de seus Colaboradores.

  • O projeto pode ter aditivos depois de 2 anos de execução?

R: Conforme item 13 Prazo de execução (pág.23): “pode ser prorrogável por tempo a ser estabelecido pela coordenação do projeto e de acordo com o cronograma do mesmo. Caso se faça necessária a execução dos serviços ora descritos após esse prazo, a instituição selecionada deverá, às suas próprias custas, dar continuidade às atividades até que sejam entregues os produtos aqui descritos. Não serão permitidos atrasos injustificados que prejudiquem o cronograma de execução do projeto”. Gentileza consultar o Termo de Referência – IABS PRS-CAM-047 disponível no link: https://www.ruralsustentavel.org/editais/edital-de-ater-ums/.

  • Sobre a pontuação dos(as) técnicos(as), se por exemplo tenho um profissional que é Engenheiro(a) Agrônomo, mas o conselho dele de técnico nível médio, como será a pontuação?

R: Será considerado(a) Engenheiro(a) Agrônomo desde que seja enviado o Diploma de Graduação.

  • No pré-cadastro, temos pré-identificado um grupo de municípios e estados. Podemos ampliar para outras regiões que anteriormente não temos atuação?

R: Sim. A empresa, mesmo não possuindo atuação na região, poderá submeter propostas para outras regiões. No entanto, a mesma deverá comprovar capacidade técnica para atender às demandas do projeto.

  • O valor vai ser pago direto às empresas?

R: Sim, conforme disposto no Quadro 3, pág.22 do Termo de Referência – IABS PRS-CAM-047 disponível no link https://www.ruralsustentavel.org/editais/edital-de-ater-ums/.

  • Quando faço a proposta financeira, faço para uma UM ou para a quantidade de UMs que pretendemos atender?

R: A proposta financeira deverá ser elaborada por LOTE de interesse, ou seja, um preço para cada um dos 42 lotes. Acesse o Documento Auxiliar “Modelo de Proposta Financeira” disposto no link https://www.ruralsustentavel.org/editais/edital-de-ater-ums/ para verificar como deverá ser enviada.

  • As 3.000 propriedades estão localizadas em quais estados e municípios?

R: As 3.511 propriedades estão distribuídas nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A relação dos municípios está disposta no Quadro 1, pág.7 do Termo de Referência IABS PRS-CAM-047 disponível no link https://www.ruralsustentavel.org/editais/edital-de-ater-ums/.