Nesta quinta-feira (27), aconteceu na sede do IABS em Brasília, a Reunião de Alinhamento sobre o Reporte das Metas de Emissões Mitigadas e Desmatamento Evitado, junto aos pesquisadores e pesquisadoras apoiados pelo PRS – Cerrado. Além deles, também estiveram presentes representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Embrapa. Ao todo, 21 pessoas participaram da reunião de forma presencial e virtual.

Durante o momento, foi apresentado o andamento das ações do projeto que afetam diretamente as metas de mitigação e desmatamento evitado (número de UMs, área de tecnologia a ser implantada e assistência técnica), assim como as metodologias que estão sendo usadas para mensurar os resultados nas metas. Ao longo das apresentações surgiram considerações e alinhamentos dos pesquisadores e demais envolvidos sobre os tópicos apresentados. Os debates gerados proporcionaram encaminhamentos técnicos e operacionais para solucionar desafios no que diz respeito à obtenção de dados, metodologias e o formato de reporte das metas.

A reunião teve um bom andamento e trouxe muitos esclarecimentos para os parceiros institucionais no que diz respeito às metodologias, desafios e resultados previstos para as pesquisas relacionadas a emissões mitigadas e desmatamento evitado, que são duas metas do PRS – Cerrado. Apesar dos grandes desafios que teremos pela frente, o feedback foi positivo e a sensação é de dever cumprido”, destaca Marcella Vidal, coordenadora de Pesquisa do PRS – Cerrado.

Sobre a Frente de Pesquisa e Desenvolvimento

Atualmente, o PRS – Cerrado monitora técnica e administrativamente dois blocos de pesquisas: as do Edital P&D e as chamadas Pesquisas Direcionadas. Nos editais, um total de 21 projetos são apoiados, com o propósito de fomentar pesquisas em Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária. O foco é em temas de Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono e Inovações Tecnológicas e de Mercado, em áreas do bioma Cerrado nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, desenvolvidas por instituições de ensino e pesquisa.

Já as Pesquisas Direcionadas são aquelas realizadas com a expertise da Embrapa, com a finalidade de acrescentar conhecimento científico em temáticas específicas no âmbito do projeto.