Um novo ano se inicia e, com ele, damos continuidade ao nosso objetivo em busca de um rural mais sustentável! Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) em Unidades Demonstrativas (UDs) e Multiplicadoras (UMs), finalização dos Planos de Negócio (PNs) com as OSPs, Dias de Campo, uma nova edição das ações de popularização da agropecuária sustentável nas escolas e ações formativas com EaD e Mestrado farão parte do nosso 2023 no PRS – Cerrado. É por meio destas iniciativas que vamos continuar reunindo produtores(as) rurais, agentes de assistência técnica, pesquisadores(as) e estudantes interessados(as) em contribuir nesta importante missão.

Saiba mais sobre as próximas atividades do PRS – Cerrado:
Visitas técnicas de ATER

Neste ano, daremos continuidade às ações de Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) junto com as Unidades Demonstrativas (UDS) e Multiplicadoras (UMs) do projeto. Além de manter as visitas técnicas presenciais, realizando diagnósticos nas propriedades rurais, também terão início as Consultorias Virtuais – complementando, orientando e tirando dúvidas para elaborar e implementar os Planos de Adequação customizados para que cada propriedade fique mais apta para acessar alguma certificação, no caso das UDs, ou implante as tecnologias apoiadas pelo Projeto, no caso das UMs.

Dias de Campo

Os DCs funcionam como um intercâmbio de experiência entre os(as) participantes, entre eles produtores(as) rurais e técnicos(as). Nestes eventos, vamos continuar reunindo teoria e prática, por meio de palestras e observação em campo de tecnologias já implantadas e bem-sucedidas, que servem como exemplo aos(às)interessados(as) em replicar as práticas produtivas sustentáveis.

Em 2023, os Dias de Campos seguem acontecendo nos quatro estados de atuação do PRS – Cerrado: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Início do EaD avançado

Esta ação formativa aprofunda os conteúdos abordados no EaD Introdutório. O objetivo é fornecer aprendizados relevantes para que os(as) participantes possam atuar como multiplicadores(as) na promoção da produção sustentável e da agropecuária de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado. Para isso, os(as) interessados(as) vão encontrar diversas estratégias de aprendizagem, tais como videoaulas, conteúdo audiovisual com especialistas e exercícios de fixação e avaliação.

2ª Edição das ações de popularização nas escolas

Essas ações fazem parte do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado, que tem como objetivo sensibilizar, capacitar e treinar pessoas em torno das práticas sustentáveis e da agropecuária de baixa emissão de carbono. As práticas envolvem os(as) estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas do campo e do meio urbano, localizadas nos 101 municípios contemplados pelo Projeto.

2ª turma do Mestrado Profissional

Outra ação do Programa de Capacitação que vai continuar durante o ano é o Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) – referência no Brasil na área de Ciências Agrárias. O Mestrado é uma das formas de deixarmos um legado para o campo, com formação profissionalizante e técnica de alto nível!

Para não perder nenhuma das nossas ações em 2023, fique de olho nas notícias e redes sociais do PRS – Cerrado.