Nos dias 20 e 21 de maio, o PRS – Cerrado promoveu uma rodada-piloto de formação de metodologias participativas, abordando o uso de jogos cooperativos e de ferramentas educacionais. Participaram 15 colaboradores(as) do IABS e da equipe de Capacitação do PRS – Cerrado. O encontro teve como objetivo alinhar as expectativas sobre conteúdos e dinâmicas que serão trabalhadas com facilitadores(as) e educomunicadores(as) no treinamento sobre as Jornadas de Aprendizagem e o Jogo Coopera Cerrado, ação que faz parte das Ações de Popularização da produção rural sustentável nas escolas públicas de ensino fundamental e ensino médio.

Após as atividades, os participantes fizeram uma reflexão sobre os jogos de cooperação que podem ser desenvolvidos com crianças e adolescentes. A intenção do empenho nesse tipo de atividade é desestimular a competição e fomentar o trabalho em conjunto. “O evento foi importante para trabalhar os valores cooperativos e de troca de conhecimento que nortearão as ações de popularização e para alinhar a proposta metodológica dos treinamentos com os facilitadores e facilitadoras“, explica a Coordenadora de Capacitação do PRS-  Cerrado, Melissa Curi.

A formação oficial para os facilitadores(as) e educomunicadores(as) que vão atuar nas escolas selecionadas será entre 23 e 28 de maio, em formato virtual, por facilitadoras contratadas. Nos dias 08 e 10 de junho, o treinamento será conduzido pela equipe de Capacitação na sede do IABS em Brasília.

São 44 escolas públicas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais que vão receber as atividades da Jornada de Aprendizagem e o Jogo Coopera Cerrado.

Confira o resultado do edital e o resultado das escolas selecionadas >>

Sobre as ações de popularização das escolas

As ações de popularização nas escolas fazem parte do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado, que tem como objetivo sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio sobre temas relacionados à produção rural sustentável no bioma Cerrado.