Nos dias 08 e 09 de maio, o PRS – Cerrado realizou, de forma virtual, os encontros das Unidades Demonstrativas (UDs) nos quatro estados de atuação do projeto. Nos encontros, foram apresentadas as ações realizadas pelo projeto e a trilha de assistência técnica, assim como as considerações de todos/as produtores/as rurais envolvidos/as. Com isso, o objetivo das conversas foi relembrar as ações já realizadas nas respectivas Unidades Demonstrativas, além de começar a pensar nas ações futuras.

Ao todo, participaram mais de 50 produtores e produtoras rurais responsáveis pelas Unidades Demonstrativas, além de monitores/as dos quatro estados e a coordenação do projeto.

A coordenadora de campo do PRS – Cerrado, Marília Ramos, destaca o motivo de realizar tais encontros. “Essa jornada de ações conjuntas vem sendo exercida desde 2021, ano que as UDs foram selecionadas. Portanto, esses encontros são de extrema importância para que o relacionamento do projeto com as Unidades Demonstrativas seja fortalecido. Agora, depois de escutarmos cada feedback de produtores e produtoras, já estamos iniciando um trabalho de constante melhoria das ações, sobretudo a ATER e Dias de Campo.”

O papel das UDs

As Unidades Demonstrativas (UDs) são as propriedades rurais que já têm implementadas uma ou mais tecnologias de baixa emissão de carbono apoiadas no âmbito do projeto. As UDs servem como referência para divulgar, orientar e capacitar os/as produtores/as rurais, técnicos/as e organizações produtivas, sendo um modelo para as Unidades Multiplicadoras (UMs), territórios onde ainda serão implantadas uma ou mais tecnologias.