Na última quinta-feira, 02 de maio, o PRS – Cerrado promoveu uma Aula Magna que marcou a Abertura da 3ª Edição do Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). A convidada para a ocasião foi a Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Senhora Renata Bueno Miranda, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que trouxe reflexões sobre o tema “Inovações e sustentabilidade na produção rural do Cerrado”.

O Cerrado é o grande agente integrador desse país, ele que desenvolveu e formou uma nação”, destaca Renata Miranda durante a Aula Magna. Para a Secretária, a história da agricultura na trajetória do Brasil enfatiza a importância da amplificação produtiva sustentável, quando se converge o produzir e o sustentável. “Quanto mais eu intensifico a agricultura com cultivos integrados e práticas sustentáveis, mais é possível aumentar a quantidade de produção, preservar aquela terra e emitir menos gases de efeito estufa”, explica.

Além disso, a representante do MAPA ressalta que é preciso reinterpretar a agricultura como um setor que garante a resiliência de comunidades que estão inseridas no Cerrado, capaz de promover ações que garantam a segurança alimentar das famílias. Ela terminou o momento convidando a todos e todas que fizessem uma reflexão sobre o poder das ações quando viramos agentes de um modelo justo e sustentável para as gerações futuras.

Ainda na parte acadêmica do Evento, contamos com a presença do Reitor da UFLA, Professor João Chrysostomo de Resende Júnior, universidade parceira deste Mestrado.

Também estiveram presentes, como integrantes da mesa institucional do Evento, o Diretor Geral do PRS – Cerrado, Tadeu Assad, a Coordenadora de Capacitação do PRS – Cerrado, Melissa Curi e o Coordenador-Geral de Mudanças do Clima e Agropecuária Conservacionista, e Diretor Substituto do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Senhor Adriano Santhiago, do MAPA.

O Evento de Abertura e Aula Magna da 3ª Edição do Mestrado Profissional, em parceria com a UFLA, está disponível no canal do IABS no YouTube, o IABSTV. Clique aqui e assista agora.

Mestrado Profissional e o Programa de Capacitação

O Mestrado Profissional em Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono do PRS – Cerrado, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), é uma das ações do Programa de Capacitação do projeto, que tem como objetivo capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais em práticas produtivas sustentáveis, gestão da propriedade e em tecnologias e inovação para o campo.

Na mesa institucional do Evento de Abertura, o Diretor-Geral do PRS – Cerrado, Tadeu Assad, destaca alguns dos objetivos do projeto, por meio das ações de Capacitação. Em suas palavras: “Promover a sustentabilidade no meio rural e buscar práticas para uma agricultura de baixa emissão de carbono. E é por meio das nossas ações formativas na Capacitação que construímos um legado, pois o conhecimento permeia e deve ser sempre fortalecido”, ressalta Tadeu.

O Mestrado Profissional do projeto, em parceria com a UFLA, é uma das ações formativas da Capacitação, e tem como temáticas a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE), a redução de desmatamento, com manutenção ou ampliação da produção agropecuária, as práticas integradas e sustentáveis de produção, e a conservação da biodiversidade no Cerrado, entre outras.