“Tiramos várias dúvidas referentes ao solo para melhorar nossa produtividade. Além de mão de obra, nós temos que ter conhecimento para produzir mais e melhorar o futuro do nosso país”, ressalta Antônio Augusto Guimarães, produtor rural de Água Boa (MT) que participou de um dos 23 Dias de Campo realizados pelo PRS – Cerrado em julho. Antônio faz parte das mais de 800 pessoas que puderam compartilhar experiências diversas que ajudam a tornar o meio rural brasileiro mais produtivo e sustentável. Além de produtores e produtoras rurais, também participam dos DCs representantes de organizações socioprodutivas, palestrantes qualificados e instituições que nos apoiam localmente.

Esses eventos geralmente são promovidos em uma Unidade Demonstrativa (UD) e reúnem teoria e prática, por meio de palestras e observação em campo, de tecnologias já implantadas e bem-sucedidas. Os temas abordados são relacionados às áreas de atuação do PRS-Cerrado e diretamente ligados a situações enfrentadas pelos(as) produtores(as), como: estratégias para implantação da agropecuária sustentável e integrada, sistemas agroflorestais e recuperação e manejo de pastagens degradadas. Até o fim do projeto, serão promovidos mais de 650 eventos como este.

Destaques do mês

Um dos DCs que chamou atenção neste mês foi o realizado no município de Urutaí (GO) no dia 15 de julho. A Fazenda P.U., do produtor João Roberto de Arruda Sampaio, é referência no manejo da floresta de teca. Essa madeira é uma espécie de árvore nativa das florestas tropicais da Ásia, que se adaptou em plantações de clima equatorial e tropical em todo o planeta, incluindo o Brasil. Toda a área da fazenda é dividida por talhões com o objetivo de minimizar riscos de doenças e pragas, facilitando o manejo e garantindo produtos de qualidade.

Gabriel Amaral é engenheiro agrônomo e gerente responsável pela Fazenda P.U.. Ele comenta a importância do DC para a região: “Foi um dia muito proveitoso para todos, com uma troca de experiências bastante valiosa. O Projeto só vem a agregar valor na região como um todo, então esperamos que venham mais Dias de Campo como esse.”

 

E no dia 28 de julho aconteceu outro DC no município de Tangará da Serra (MT). Durante o evento, a frente de pesquisa do PRS – Cerrado apresentou um dos estudos apoiados, sob o tema “Aplicação de Modelagem Computacional e Sensoriamento Remoto no Desenvolvimento e Avaliação de Agroecossistemas Sustentáveis no Cerrado”.

José Carlos é engenheiro agrônomo e comenta a importância de eventos como estes. “Foi uma aquisição de novos conhecimentos, novas práticas e também um compartilhamento com toda a sociedade, comunidade acadêmica e a cidade de Tangará da Serra”, ressalta José sobre a experiência.

O evento também contou com duas palestras técnicas realizadas por especialistas de instituições parceiras, como a EMPAER e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).