No mês de maio, tivemos 34 eventos dos nossos Dias de Campo (DC) do PRS-Cerrado. Os eventos ocorreram em 33 Unidades Demonstrativas (UDs) do projeto, nos quatro estados de atuação: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Ao todo, participaram mais de 900 pessoas, dentre produtores e produtoras rurais, representantes de organizações socioprodutivas, técnicos(as) e instituições de ATER, palestrantes qualificados, além das instituições que nos apoiam localmente.

José Ferrario, produtor da UD Fazenda Paulista, no município de Jaciara (MT), fala mais sobre o evento e como os DCs são importantes: “confesso que já estou com saudades e me preparando para as próximas oportunidades, porque foi um Dia de Campo pra nós, pra mim especialmente, exemplar. Exemplar num sentido de conhecimento e isso só veio a somar em relação ao campo”, comenta.

O que são os Dias de Campo?

Os DCs funcionam como um intercâmbio de experiência entre os(as) participantes. Os eventos geralmente são promovidos em uma Unidade Demonstrativa (UD) e reúnem teoria e prática, por meio de palestras e observação em campo, de tecnologias já implantadas e bem-sucedidas. As ações servem como exemplo aos(às) interessados(as) em replicar as práticas produtivas sustentáveis.

Os temas abordados nas palestras são relacionados às áreas de atuação do PRS-Cerrado e diretamente ligados a situações enfrentadas pelos(as) produtores(as), como: estratégias para implantação da agropecuária sustentável e integrada, sistemas agroflorestais e recuperação e manejo de pastagens degradadas. Até o fim do projeto, serão promovidos mais de 650 eventos como este.