Com atividades divididas em duas linhas de atuação, a Frente de Pesquisas e Desenvolvimento do PRS – Cerrado apoia projetos inovadores, que são norteados por três eixos centrais: promover a agricultura de baixa emissão de carbono, implementar práticas sustentáveis no campo e reduzir o desmatamento ilegal. Essas linhas de atuação são o Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e as Pesquisas Direcionadas. 

Em junho, concluiu-se a Fase I do Edital de P&D. Até a seleção das 20 propostas que seguiram para a Fase II, houve um longo caminho percorrido, que começou com o diagnóstico setorial de temas prioritários para o campo e para a sociedade, com vista à construção de um legado de sustentabilidade após o término das atividades. Posteriormente, em um questionário realizado com o público-alvo antes do lançamento do edital, foi apontado que a melhora dos recursos disponíveis e o aumento do tempo de execução das pesquisas são fatores determinantes na assertividade dos resultados. Neste processo seletivo do PRS – Cerrado, devido à qualidade e quantidade das propostas, houve ampliação do orçamento para R$ 4 milhões e a execução das pesquisas se dará em 22 meses. 

A pandemia também apareceu como obstáculo para o desenvolvimento das atividades do edital, já que o contato presencial com produtores(as) e pesquisadores(as) ficou impossibilitado. Uma das soluções da Chamada foi o Pitch Deck, uma apresentação rápida e visual para mostrar para os avaliadores  os principais diferenciais da proposta. “O cenário da pandemia nos levou a uma busca por inovação, sendo o  Pitch Deck  a nossa ferramenta para conhecer  os proponentes e suas respectivas equipes oriundas de diversas Instituições de Pesquisa e Ensino. Este foi um grande destaque da nossa Primeira Chamada” , explica Natassia Armacolo, gerente de editais do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. 

A Frente de Pesquisas e Desenvolvimento desenhou este edital de acordo com a necessidade dos quatro estados de atuação do projeto – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais -, buscando selecionar propostas que auxiliem na expansão dos sistemas sustentáveis de produção agropecuária em diferentes linhas de pesquisa. O consórcio entre instituições foi amplamente estimulado. “O foco é inovação e contribuição, o que isso gera para sociedade. Pensamos no campo, mas também na sociedade de maneira geral”, completa Natassia. 

Pesquisa Direcionadas

Simultâneamente ao Edital de P&D, o PRS – Cerrado atua também com apoio financeiro às Pesquisas Direcionadas desenvolvidas em parceria com a  Embrapa, que têm linhas temáticas complementares às apoiadas no processo seletivo,  serão executadas em suas  Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTPs)  e em Unidades Demonstrativas (UD) do projeto. São quase R$ 9 milhões investidos em 12 temas de pesquisa. ”As Pesquisas Direcionadas tiveram origem por meio de   uma oficina com vários(as)  pesquisadores(as) da Embrapa que são considerados(as) referências nos três eixos centrais do PRS-Cerrado.  Foram selecionadas aquelas que estavam alinhadas com as metas no âmbito do projeto” , diz Marcella Vidal, coordenadora de Pesquisa do PRS – Cerrado.

Assim como no Edital de Pesquisa e Desenvolvimento, nas Pesquisas Direcionadas também há a preocupação em trazer a ciência de forma acessível. “Tanto no Edital de P&D quanto nas Pesquisas Direcionadas, o foco é inovação e a contribuição que isso gera para sociedade, transferência de conhecimento de forma acessível. O objetivo  de ambas  é trazer o(a) pesquisador(a) para o projeto e fazer essa interação com ele(a). Tal interação tem a finalidade  trazer benefícios sustentáveis para o nosso publíco-alvo”, completa Marcella.