O Edital de Pré-qualificação de Instituições de ATER do PRS – Cerrado teve 128 pré-qualificações. No momento do cadastramento no processo seletivo, essas instituições responderam a uma enquete em que apontavam em qual área têm interesse em atuar na prestação de assistência técnica e extensão rural nas propriedades rurais participantes do projeto. Pelo resultado, 17% pretendem atuar na implantação e manejo de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e suas modalidades; 17% na Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD); e 15% na gestão da propriedade rural. 

Todas essas temáticas serão amplamente abordadas na capacitação que será oferecida pelo projeto às ATERs e seus agentes de assistência técnica (ATECs). Essa capacitação visa fortalecer as empresas e os(as) técnicos(as) para atender os(as) produtores(as) na implementação das tecnologias de baixa emissão de carbono. “Para prestação dessa assistência técnica, os(as) técnicos(as) vão fazer um diagnóstico da propriedade para entender quais são as potencialidades e desafios para o(a) produtor(a). A partir desse diagnóstico, o(a) técnico(a) vai auxiliá-lo(a) nas adequações necessárias através do plano de ATER”, explica Marina Lima, gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do PRS – Cerrado. 

A capacitação técnica é aberta e será oferecida por meio do Ensino a Distância (EaD) e atividades presenciais. “Observamos que precisamos fortalecer a capacitação técnica dos(as) técnicos(as) e empresas para atender produtores(as) rurais nas tecnologias de baixa emissão de carbono”, completa Marina. 

Importante: Para a contratação das instituições de ATER que irão prestar os serviços nas Unidades Demonstrativas (UDs) e Unidades Multiplicadoras (UMs) participantes do projeto, serão iniciados novos processos seletivos. Se a sua instituição está pré-qualificada sem pendência, fique atento(a). Logo mais teremos notícias sobre os futuros editais.

Confira aqui o resultado integrado da 1ª e 2ª Chamada de Pré-qualificação de instituições de ATER