Organizações formadas por coletivos de produtores(as) rurais que participarem da Chamada para Seleção Integrada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs), do Projeto Rural Sustentável – Cerrado, terão uma série de benefícios durante a implementação das tecnologias apoiadas pelo projeto. Esses benefícios são de caráter duradouro, com vista à construção de um legado de sustentabilidade após o término das atividades do PRS – Cerrado.

Para cada OSP selecionada, o projeto vai oferecer inicialmente um diagnóstico e prognóstico técnico-participativo, que reúne análise das áreas econômica, tecnológica, gerencial, produtiva, comercial e ambiental, seu papel na cadeia produtiva e na promoção da agricultura de baixa emissão de carbono. A partir daí, os técnicos do PRS – Cerrado elaboram possíveis cenários, definem demandas coletivas e criam um Plano de Negócios, levando em consideração diversos aspectos como produção, gerência e adequação e qualificação de produtos e sua inserção no mercado. Por meio de ações formativas e capacitação direcionadas, o edital também prevê o fortalecimento institucional das OSPs, a formação de lideranças e a facilitação do acesso a instrumentos financeiros variados.

Uma das principais vantagens deste edital é o acesso das OSPs a Benefícios Coletivos (BCs), disponibilizados por meio da aquisição de bens e contratação de serviços, de uso comum, não reembolsáveis. Não há repasse financeiro. Previstos no Plano de Negócios, os BCs são destinados a investimentos para estruturação institucional e produtiva, como obras de implantação, ampliação, adequação e reforma ou melhoria em infraestruturas de uso coletivo, compra de máquinas e equipamentos com fins agroindustriais para uso comunitário, entre outros.

E as Unidades Multiplicadoras?

O edital também prevê benefícios para membros das OSPs, as propriedades rurais, entendidos no projeto      como Unidades Multiplicadoras (UMs). Além de também terem acesso aos BCs disponibilizados às organizações, produtores(as) rurais também terão assistência técnica e gerencial especializada por 18 meses para implementação das tecnologias de baixa emissão de carbono apoiadas pelo PRS – Cerrado; acesso às ações formativas e de capacitação; ações de apoio e incentivo do projeto relacionadas com acesso ao crédito rural, certificação, transferência tecnológica; participação nos Dias de Campo, dentre outros.

Organizações Socioprodutivas e Unidades Multiplicadoras: o que são?