Com olhar voltado ao debate científico sobre agropecuária de baixa emissão de carbono e temas importantes para o desenvolvimento sustentável, o PRS – Cerrado promoveu nesta terça-feira, 07/12, o evento de lançamento do Seminário de Integração das Pesquisas. São 35 pesquisas apoiadas, somando quase 13 milhões destinados a formar massa crítica acadêmica em torno da  prática agropecuária mais sustentável e eficiente com a utilização de tecnologias de baixa emissão de carbono, apoiando sempre ideias inovadoras e sua contribuição efetiva para a sociedade.  

O evento online, com transmissão pelo canal do IABS no Youtube, contou com a participação de representantes do arranjo institucional do projeto e apresentações técnicas. Durante os dias 08 e 09 de dezembro, está sendo realizado um encontro de integração para pesquisadores(as) debaterem suas linhas de atuação e buscar integrá-las para melhor aproveitamento de seus resultados para o projeto.

Na mesa de abertura, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, destacou a importância da pesquisa no desenvolvimento da agricultura brasileira. “Treze milhões de reais foram colocados para essas pesquisas para que a agropecuária de baixa emissão de carbono do Brasil possa ser cada vez melhor. Isso é agricultura brasileira movida à ciência”. A mesa contou ainda com o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do MAPA, Cleber Soares.

Na sequência, foi a vez do Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy De Capdeville, que chamou atenção para o desafio de mostrar ao mundo a sustentabilidade na agropecuária brasileira. “Para avançar com esses temas na área do Cerrado e que eventualmente vão avançar para outras áreas desafiadas que encontramos no país, se torna fundamental uma iniciativa como essa, tocando esses projetos integrados. Nós temos uma série de desafios que são conectados à sustentabilidade”. O seminário teve continuidade com a fala do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle. “O que nos empolga nessa etapa do projeto é que, mobilizando a ciência aplicada, vamos impulsionar a inovação e ajudar a mitigar as emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou Doyle. A mesa de abertura foi encerrada com o discurso do chefe de Clima e Crescimento Verde do Governo Britânico, Richard Ridout. 

Apresentações técnicas

Após o primeiro momento, teve início a parte de apresentações técnicas no Seminário. A Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Mariane Crespolini, destacou o papel da pesquisa na evolução da agropecuária brasileira. “Na década de 1970, o Brasil era importador líquido de feijão, alimento básico da nossa cesta básica, O que nos moveu para frente foi a ciência. Falando de agricultura de baixa emissão de carbono, não temos como não mencionar o plantio direto, onde conseguimos trazer mais resiliência para nossa produção”, disse Crespolini. 

Ainda nas apresentações técnicas, Luis Tadeu Assad, diretor-geral do PRS – Cerrado e diretor-presidente do IABS, explicou sobre as temáticas e números do projeto, seguido por Renato Rodrigues, coordenador científico do Projeto Rural Sustentável – Cerrado, que apresentou sobre as ações desenvolvidas pela Frente de Pesquisa e Desenvolvimento. 

Livro das pesquisas

A última fala do seminário foi da coordenadora de Pesquisas do PRS – Cerrado, Marcella Vidal. A apresentação trouxe um panorama das 35 pesquisas científicas apoiadas pelo PRS – Cerrado e também o lançamento da primeira versão do Livro das Pesquisas do projeto. O material traz informações a respeito de ações de pesquisa desde 2019 até os dias atuais, contendo detalhes como resultados e impactos esperados, histórico de desenvolvimento das Pesquisas Direcionadas, metodologia do processo seletivo do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), bem como informações individuais sobre cada projeto que está sendo apoiado pelo PRS – Cerrado. 

Em sua fala, a coordenadora também fez o lançamento do Mapa Interativo das Pesquisas, que servirá como uma ferramenta para a divulgação dos avanços e resultados das pesquisas apoiadas pelo PRS-Cerrado. Hospedado no site do projeto, o mapa irá permitir o acesso de forma interativa a todas as ações e principais resultados, bem como as informações mais relevantes de cada projeto de pesquisa. Dessa forma, busca-se promover a transparência e a divulgação das ações de pesquisa e facilitar o acesso a informações pela sociedade.

O Seminário de Integração das Pesquisas está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FbwJGqHRb1s&t=3796s&ab_channel=IABSTV