Na quarta-feira, 11 de outubro, aconteceu o Dia de Campo (DC) voltado para apresentação de pesquisas no Campo Experimental Getúlio Vargas, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Uberaba (MG). Durante o evento, foram apresentados resultados de uma das pesquisas apoiadas pelo PRS – Cerrado, essa realizada pela EPAMIG, envolvendo a eficiência produtiva em sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que promovem uma agropecuária mais sustentável.

Na ocasião, o pesquisador e chefe da EPAMIG Oeste, Fernando Oliveira Franco, apresentou dados da pesquisa que conduziu ao longo de 2022 e 2023 no próprio Campo Experimental Getúlio Vargas. “Os resultados estão comprovando a hipótese da pesquisa, de que os sistemas integrados de produção possuem significativo potencial para produzir mais biomassa vegetal, favorecer o desempenho animal e promover maior eficiência no uso da água e na fixação de carbono no solo”, destaca o pesquisador.

Após os momentos de apresentação, os(as) participantes foram levados(as) até estações de campo para atividades práticas, além de visitarem as pastagens e o rebanho.

Pesquisa e Desenvolvimento

Os Dias de Campo da Pesquisa são uma grande oportunidade que o PRS – Cerrado tem para entregar aos principais beneficiários, produtores(as), estudantes e comunidade científica local, resultados de grande relevância que abrem portas para uma agropecuária mais desenvolvida e uma aplicação mais efetiva das tecnologias de baixa emissão de Carbono”, ressalta Marcella Vidal, coordenadora de Pesquisa do PRS – Cerrado.

As pesquisas científicas apoiadas pelo Projeto oferecem base para uma produção eficiente e de qualidade, que garanta a segurança alimentar e a conservação dos recursos naturais. Desenvolvida em instituições de ensino e centros de pesquisa que, com o apoio da assistência técnica e extensão rural, buscam conectar com os saberes locais e transmitir conhecimentos técnicos a produtores e produtoras rurais, possibilitando a inovação no campo.

Além disso, as pesquisas científicas permitem o desenvolvimento de novas tecnologias, arranjos de plantio, espécies e insumos. Como resultado, há um aumento da produtividade e conservação da biodiversidade, da água e do solo, além de possibilitar a redução de gases de efeito estufa (GEE). Nesse sentido, a ciência com a ótica da sustentabilidade proporcionou alternativas eficientes de produção, como as tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e a recuperação de pastagens (RPD), ambas tecnologias de produção apoiadas pelo PRS – Cerrado

Em breve, serão realizados mais Dias de Campo da Pesquisa com resultados do investimento de mais de R$12 milhões que tem sido feito em pesquisas no âmbito do projeto.