O Plano de Negócios é uma ação estratégica para fortalecimento e estruturação das Organizações Socioprodutivas (OSPs). Busca, junto a essas organizações, identificar e propor soluções que envolvam suas principais atividades, negócios e cadeias produtivas em que está inserida e seu papel dentro dela, além de diversas ações em áreas de governança e gestão. É um instrumento importante para ampliar e fortalecer o papel e as competências das OSPs do PRS – Cerrado.

Além dos Planos de Negócios, as instituições contratadas vão desenvolver um Plano de Ação e um Plano de Investimento em conjunto com as OSPs, produtores e produtoras rurais e Agentes de ATER, assim como um Plano de Comunicação e uma proposta metodológica para a execução de rodadas de negócios. O trabalho, que tem previsão de 8 meses, inclui o mapeamento diagnóstico institucional de cada OSP e o mapeamento das suas atividades socioprodutivas. Para isso, as instituições devem prever visitas técnicas presenciais (no mínimo, cinco) e acompanhamento online (no mínimo, seis).

E essa etapa tem início após a seleção das instituições que trabalharam em conjunto com as Organizações para realizar esse trabalho. Ao todo, foram 10 empresas selecionadas pelo projeto.

>>>>> O resultado está disponível aqui, com nome e região em que as contratadas irão atuar <<<<<<<

Se você representa uma OSP, aguarde contato via coordenadores e monitores locais, que entrarão em contato pessoalmente. Caso haja dúvidas, o PRS – Cerrado disponibiliza um canal de suporte: 

Call center: 0800 038 6616 – segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, horário de Brasília
Whatsapp: 61 9 8413-9285 – segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, horário de Brasília
E-mail:  chamada.osp.prs-cer@iabs.org.br 

O papel das OSPs para o PRS – Cerrado

As OSPs são cooperativas, associações, sindicatos e outras formas de organização que agregam produtores e produtoras rurais, com intenções comuns. São essenciais na interlocução do PRS – Cerrado com o seu público beneficiário direto. A construção técnico-participativa de Planos de Negócios, por sua vez, é parte do processo de estruturação e fortalecimento dessas organizações e tem papel preponderante no cumprimento do objetivo final do Projeto de contribuir para uma agropecuária de baixa emissão de carbono.