Desde o dia 23 de outubro está aberto o edital para selecionar Unidades Demonstrativas (UDs) para o PRS – Cerrado. O prazo vai até o dia 23 deste mês. Para dúvidas sobre o edital, sobre a documentação necessária para participar ou dificuldades no momento do cadastramento, o call center está disponível pelo 0800 038 6616, de segunda a sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília). Também é possível tirar dúvidas pelo e-mail chamada.ud@iabs.org ou pelo WhatsApp: 61 9 8413 9285.

Foi elaborado, ainda, um tutorial com o passo a passo para o cadastramento e um vídeo com todas as orientações:

 

O que são as UDs?

As Unidades Demonstrativas são espécies de unidades de referência durante todo o PRS – Cerrado. São nestas propriedades que serão realizados, por exemplo, os Dias de Campo – eventos em que produtores e produtoras poderão conhecer na prática como funcionam a implementação de práticas produtivas sustentáveis e seus benefícios. Para as UDs, o projeto reserva uma série de benefícios, como participação em programas de certificação, assistência técnica gratuita por um ano, apoio financeiro para estruturação da propriedade em até R$ 30 mil, dentre outros. Para ser uma UD, é fundamental que a propriedade tenha implantada alguma das tecnologias agrícolas apoiadas pelo PRS – Cerrado: sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, ILPF, entendida como sinônimo de Sistema Agroflorestal, SAF, ou a Recuperação de Pastagens Degradadas, RPD. Serão selecionadas 170 UDs, nos 4 estados de atuação do projeto: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Sobre o PRS – Cerrado

O projeto é composto por um arranjo institucional inovador, que conta com instituições idealizadoras, beneficiário, executor e apoio científico: Governo do Reino Unido, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS, e Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa. Juntos, o objetivo é implantar práticas agrícolas de baixa emissão de carbono, aumentar a produtividade sem agredir o meio ambiente e aumentar a renda de pequenos e médios produtores e produtoras rurais do bioma Cerrado.