Nos dias 22 e 29 de março de 2023, no formato virtual, aconteceram as Reuniões de Apresentação de Resultados das Pesquisas do PRS – Cerrado. Os eventos contaram com a participação dos pesquisadores(as) das pesquisas do edital P&D para discutir resultados, metodologia e objetivos das pesquisas apoiadas, com participação e avaliação das instituições do arranjo do projeto: Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

“Um grande objetivo dessas reuniões é passar uma visão dos projetos aos parceiros institucionais, principalmente o MAPA [beneficiário institucional do projeto], e ver os resultados, produtos [em que se vai materializar esse conhecimento que está sendo gerado], conhecer  a situação de cada uma das pesquisas e os cronogramas”, explica Marcella Vidal, coordenadora de Pesquisa do PRS – Cerrado.

Atualmente o PRS – Cerrado monitora técnica e administrativamente dois blocos de pesquisas:  as do Edital P&D e as chamadas  Pesquisas e  Direcionadas. Nos editais, um total de 22 projetos são apoiados; o propósito do edital é fomentar pesquisas em Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária com foco nos temas de Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono e Inovações Tecnológicas e de Mercado em áreas do bioma Cerrado nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, desenvolvidas por instituições de ensino e pesquisa. Já as Pesquisas Direcionadas são aquelas realizadas com a expertise da Embrapa, com a finalidade de acrescentar conhecimento científico no âmbito do projeto. 

Lançamento do livro de pesquisas

Este evento também foi marcado pelo lançamento da segunda edição do livro das pesquisas. Nesta atual versão, é possível encontrar informações dos 35 projetos gerenciados pela frente de pesquisa do PRS – Cerrado, incluindo as principais ações desenvolvidas, trabalhos publicados e um grande acervo fotográfico.