Produtores e produtoras associados(as) às Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras do PRS – Cerrado continuam recebendo Benefícios Coletivos (BCs). O processo de entrega dos bens começou ainda em 2024 – clique aqui e entenda todos os passos que levaram a esta ação! Até setembro deste ano, 142 aquisições já foram entregues, totalizando mais de R$6 milhões investidos. As entregas estão seguindo conforme o cronograma estabelecido pelo Projeto.
Disponibilizados por meio da aquisição de bens e serviços não reembolsáveis, esses benefícios são considerados investimentos que ajudam a fortalecer tanto as cadeias de valor da agricultura e pecuária de baixa emissão de carbono, quanto o papel das OSPs na produção e comercialização, gerando renda e fortalecendo as associações, sindicatos e cooperativas rurais.
“Estamos muito felizes em ver essas aquisições chegando aos produtores e produtoras. Cada entrega representa um avanço importante, fortalecendo quem vive da terra e incentivando a adoção de práticas produtivas mais eficientes e sustentáveis. É muito gratificante fazer parte de um projeto que transforma o campo e a vida de tantas famílias”, compartilha a Gerente Executiva de Benefícios Coletivos do PRS – Cerrado, Vânia Fernandes.
Os benefícios são exemplos práticos de transformação
Para definir quais benefícios são considerados elegíveis, o PRS – Cerrado classificou aqueles que são de uso comum e que tragam ganhos diretos e indiretos para o grupo vinculado à cada Organização Socioprodutiva. Também são considerados eletivos bens e serviços que apoiem o fortalecimento da organização e possibilitem o suporte técnico, gerencial e informacional com potencial de renda aos(às) produtores(as). Além disso, é importante que os benefícios atendam o maior número possível de beneficiários(as) e apresentem a maior eficiência no uso dos recursos financeiros disponibilizados.
Maria José faz parte da diretoria da Associação Santa Luzia, em Nova Andradina (MS), e compartilha o sentimento de receber os benefícios coletivos — um trator e uma distribuidora de insumos: “Hoje nós estamos sendo contemplados com esses equipamentos que são de muita importância não só para nós da Santa Luzia, mas para todos os produtores cadastrados. Hoje nós temos que agradecer ao PRS que trouxe toda essa estrutura pra gente e trouxe assistência técnica também, que tem contribuído bastante para nós produtores.”
Alguns exemplos de Benefícios Coletivos (BCs) são:
- Construção civil para melhoria em infraestruturas de uso coletivo e com fins agroindustriais;
- Infraestrutura de produtos;
- Maquinários agrícolas;
- Caminhões e veículos utilizados em atividades produtivas e de suporte objeto do projeto;
- Infraestrutura, equipamentos de apoio e de informática, comunicação e softwares necessários à estruturação de gestão da OSP; entre outros.
 











 
		