Na segunda quinzena de novembro, foram iniciadas as Oficinas Participativas de Planos de Negócios (PNs). Esses eventos são atividades participativas com a finalidade de levantar demandas coletivas dos(as) produtores(as) rurais vinculados(as) a cada Organização Socioprodutiva (OSP) do PRS – Cerrado. Esses produtores e produtoras rurais são as Unidades Multiplicadoras do projeto. As informações levantadas no evento fornecerão subsídios para diagnóstico e elaboração de Planos de Negócios e  Planos de Investimentos, construídos por instituições contratadas pelo projeto e por representantes de produtores eleitos durante o evento. Até o dia 20 de dezembro, serão realizados 40 eventos. 

No PRS – Cerrado, essa é uma etapa de grande importância, onde integram-se as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Unidades Multiplicadoras (UMs), conjuntamente com as atividades de fortalecimento das OSPs. É uma ação que também amplia e fortalece o papel das OSPs, sempre em conjunto com os produtores e produtoras rurais. 

 O papel das OSPs para o PRS – Cerrado

As OSPs são cooperativas, associações, sindicatos e outras formas de organização que agregam produtores e produtoras rurais, com intenções comuns. São essenciais na interlocução do PRS – Cerrado com o seu público beneficiário direto. A construção técnico-participativa de Planos de Negócios, por sua vez, é parte do processo de estruturação e fortalecimento dessas organizações e tem papel preponderante no cumprimento do objetivo final do Projeto de contribuir para uma agropecuária de baixa emissão de carbono.

Entenda mais sobre os Planos de Negócios, de Investimentos e toda a série de Benefícios Coletivos disponibilizados pelo projeto:

Benefícios Coletivos do edital de organizações e propriedades rurais: o que são?

Saiba os benefícios voltado para organizações e propriedades rurais, as UMs

Para mais informações, entre em contato com nosso Call Center: 0800 038 6616