O PRS – Cerrado acaba de prorrogar a chamada para instituições apresentarem propostas para o desenvolvimento de Plano de Negócios para as Organizações Socioprodutivas (OSPs). Agora, as interessadas têm até o dia 24/03 para participar.

As OSPs são cooperativas, associações, sindicatos e outras formas de organização que agregam produtores e produtoras rurais, com intenções comuns. São essenciais na interlocução do PRS – Cerrado com o seu público beneficiário direto. A construção técnico-participativa de Planos de Negócios, por sua vez, é parte do processo de estruturação e fortalecimento dessas organizações e tem papel preponderante no cumprimento do objetivo final do Projeto de contribuir para uma agropecuária de baixa emissão de carbono.

Além dos Planos de Negócios, as instituições contratadas vão desenvolver um Plano de Ação e um Plano de Investimento em conjunto com as OSPs, produtores e produtoras rurais e Agentes de ATER, assim como um Plano de Comunicação e uma proposta metodológica para a execução de rodadas de negócios. O trabalho, que tem previsão de 8 meses, inclui o mapeamento diagnóstico institucional de cada OSP e o mapeamento das suas atividades socioprodutivas. Para isso, as instituições devem prever visitas técnicas presenciais (no mínimo, cinco) e acompanhamento online (no mínimo, seis).

O Projeto conta com uma trilha metodológica já definida para o Plano de Negócios e que deve pautar as novas propostas construídas. Veja aqui mais informações.

Acesse o aqui Termo de Referência e candidate-se!