No dia 21 de março, 10 escolas do estado de Mato Grosso foram premiadas por suas participações na Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável e do Jogo Coopera Cerrado do ano de 2023. O evento aconteceu durante a manhã na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em Cuiabá, e contou com 56 participantes, entre estudantes, professores(as) e representantes de secretarias de educação do estado.

Segundo a Gerente de Empoderamento Social do PRS – Cerrado, Denise P. Agustinho, “o encontro proporcionou que essa rede de escolas transformadoras de suas realidades partilhassem ainda mais experiências entre elas. As crianças ficaram muito felizes de receber o prêmio pelo trabalho coletivo que fizeram e de ir até a capital celebrar isso com muita animação e música”.

As escolas premiadas de Mato Grosso são:

  • Escola Estadual Militar Dom Pedro II “André Maggi”
  • Escola Municipal Monteiro Lobato
  • Escola Municipal Deus É Amor
  • Escola Estadual Campo Vila União
  • Centro Municipal de Educação Básica Castro Alves
  • Escola Municipal Elza Martins de Queiroz Oliveira
  • Escola Municipal Matilde Luiza Z. Gomes
  • Escola Estadual Gustavo Dutra / Campo
  • Escola Estadual Paulo Freire
  • Escola Estadual Marcio Schabatt Souza*

* A escola é premiada, mas não esteve presente no evento.

Cooperação entre crianças e jovens

O Jogo Coopera Cerrado não é uma competição, mas uma colaboração entre os(as) participantes e as escolas. A pontuação é atribuída de acordo com a cooperação e compartilhamento de benefícios entre si e entre a comunidade escolar. As atividades fazem parte das Ações de Popularização do PRS – Cerrado e consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências entre crianças e jovens, acerca do seu pertencimento à natureza no bioma Cerrado.

Os patamares do prêmio consistiram nos níveis Básico, Top e Super, com o valor do prêmio podendo chegar até R$ 8 mil. Todos os recursos financeiros serão destinados ao financiamento de projetos elaborados pelas escolas para melhorias nas instalações e/ou promoção de atividades comunitárias e socioambientais.

Já as melhores escolas premiadas na categoria Super, que realizaram interações com outras instituições, ganharão um valor adicional de R$ 10 mil, classificando-se na categoria Super Sustentável, premiação destinada a apenas uma escola por estado. Em maio, será realizado um evento em Brasília para premiar as quatro escolas que alcançaram essa categoria.