Popularização
nas escolas

Sobre

As Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável e de Baixa Emissão de Carbono, denominada de forma simplificada de “Ações de Popularização”, tem como finalidade sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio sobre temas relacionados à produção rural sustentável no bioma Cerrado. São voltadas para escolas públicas do meio rural e urbano, localizadas em um dos 101 municípios contemplados pelo projeto (Ver PDF com lista dos estados e municípios do PRS – Cerrado)

As atividades, que serão realizadas em formato híbrido (presencial e virtual), consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária, que sensibilizarão os(as) estudantes a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais e a sua relação com o território, a escola e a comunidade. As Ações de Popularização serão desenvolvidas por meio de uma Jornada de Aprendizagem, que tem como símbolo a proposta de uma Floresta Cultivada.







A Jornada de Aprendizagem poderá ser desenvolvida em fluxo contínuo, na qual a escola se dispõe a participar de todas as atividades propostas, ou em fluxo independente, na qual a escola escolhe a quantidade de atividades que pretende participar. A ideia é que as Ações de Popularização sejam integradas ao currículo escolar da escola, conforme o seu ritmo e necessidades, e que seja desenvolvida durante um ano letivo. Estão previstas duas edições das Ações de Popularização:

1ª Edição: início em abril de 2022 e término em dezembro de 2022

2ª Edição: início em abril de 2023 e término em dezembro de 2023

As escolas que optarem pelo fluxo contínuo da Jornada de Aprendizagem, ou seja, em participar de todas as atividades previstas, poderão participar do prêmio escolar que será oferecido pelo

O Jogo, consiste na participação de todas as atividades da Jornada de Aprendizagem, mais a participação da comunidade escolar, de forma cooperativa, nas missões e desafios que serão propostos ao longo do caminho.

QUEM PODE PARTICPAR DAS AÇÕES DE POPULARIZAÇÃO DO PRS – CERRADO?

O público a que se dirige esta ação formativa são as escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de áreas rurais e urbanas, dos 101 municípios contemplado pelo PRS – Cerrado (Anexo 1), nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A seleção das escolas levará em consideração o equilíbrio entre escolas rurais e urbanas, porte das escolas, a diversidade étnica e sociocultural, bem como a equidade de gênero.

Mobilize sua escola para participar!

COMO A ESCOLA FAZ PARA PARTICIPAR?

Ao se inscrever, a escola concorda com o prazo de execução das atividades durante o ano letivo de 2022 e com a criação de uma Comissão de Gestão Escolar – CGE, que terá como função participar do processo de leitura da jornada para fazer um alinhamento de expectativas, responsabilidades e resultados esperados. Em seguida, devem ser feitas as adaptações às especificidades locais, sempre que necessários e em comum acordo com os facilitadores(as) e equipe do PRS – Cerrado. Para consolidar esses acordos, deverá ser feito um Plano de Implementação da Jornada, com o apoio dos facilitadores(as) responsáveis por acompanhar a escola.

Curiosidades

Downloads

Contato

Suporte técnico

Informações gerais

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Privacy Preference Center