Popularização
nas escolas

Sobre

As Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável e de Baixa Emissão de Carbono, denominada de forma simplificada de “Ações de Popularização da produção rural sustentável”, tem como finalidade sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas sobre a temática da agropecuária sustentável e de baixa emissão de carbono. São voltadas para escolas públicas do campo e do meio urbano, localizadas em um dos 101 municípios contemplados pelo Projeto (Ver PDF com lista dos estados e municípios do PRS – Cerrado).

As atividades serão realizadas em formato híbrido (presencial e virtual) e consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária. O objetivo é sensibilizar os(as) estudantes a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais e a sua relação com o território, a escola e a comunidade. As Ações de Popularização da produção rural sustentável serão desenvolvidas por meio de uma Jornada de Aprendizagem, que tem como símbolo uma Floresta Cultivada.

A Jornada de Aprendizagem poderá ser desenvolvida em fluxo contínuo, na qual a escola se dispõe a participar de todas as atividades propostas, ou em fluxo independente, na qual a escola escolhe a quantidade de atividades que pretende participar. A proposta é que tais ações sejam integradas ao currículo escolar, conforme o seu ritmo e necessidades, e desenvolvida durante o ano letivo. Em 2022, foi realizada a primeira edição das Ações de Popularização da produção rural sustentável e, no final do ano, o lançamento do edital da segunda edição, com início das atividades em abril de 2023 e término em dezembro de 2023.

As escolas que optarem pelo fluxo contínuo da Jornada de Aprendizagem, ou seja, em participar de todas as atividades previstas, poderão participar do Jogo Coopera Cerrado e concorrer ao Prêmio Escolar Coopera Cerrado.

O Coopera Cerrado consiste na participação de todas as atividades da Jornada de Aprendizagem, em conjunto com a participação da comunidade escolar, sempre de forma cooperativa nas missões e desafios que serão propostos ao longo do caminho.

QUEM PODE PARTICIPAR DAS AÇÕES DE POPULARIZAÇÃO DO PRS – CERRADO?

O público a que se dirige esta ação formativa são as escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de áreas rurais e urbanas, dos 101 municípios contemplado pelo PRS – Cerrado ,nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A seleção das escolas levará em consideração o equilíbrio entre escolas rurais e urbanas, porte das escolas, a diversidade étnica e sociocultural, bem como a equidade de gênero. A participação na segunda edição do edital não é vedada às escolas que já participaram na primeira edição, mas serão priorizadas escolas que não participaram ainda.

Mobilize sua escola para participar!

COMO A ESCOLA FAZ PARA PARTICIPAR?

Ao se inscrever, a escola concorda com o prazo de execução das atividades durante o ano letivo de 2022 e com a criação de uma Comissão de Gestão Escolar – CGE, que terá como função participar do processo de leitura da jornada para fazer um alinhamento de expectativas, responsabilidades e resultados esperados. Em seguida, devem ser feitas as adaptações às especificidades locais, sempre que necessária e em comum acordo com os facilitadores(as) e equipe do PRS – Cerrado. Para consolidar esses acordos, deverá ser feito um Plano de Implementação da Jornada com o apoio dos facilitadores(as) responsáveis por acompanhar a escola.

Curiosidades

Downloads

Contato

Suporte técnico

Informações gerais

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Privacy Preference Center