Mestrado Profissional

Sobre

O Mestrado Profissional, intitulado Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono, é um curso de pós-graduação stricto sensu, oferecido pelo PRS – Cerrado em parceria com a Universidade Federal da Lavras – UFLA. Tem como finalidade capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais em práticas produtivas sustentáveis, gestão da propriedade e em tecnologias e inovação para o campo. É voltado para profissionais com interesse em sistemas agropecuários de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado, especialmente Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF e Recuperação de Pastagens Degradadas – RPD.

 

A Universidade Federal de Lavras – UFLA (https://ufla.br/), localizada na cidade de Lavras, em Minas Gerais, é uma instituição pioneira em extensão rural no estado, promovendo, desde a sua fundação, a valorização da agropecuária e o incentivo às tecnologias para o desenvolvimento no campo. É reconhecida por sua excelência em ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, especialmente na área de Ciências Agrárias, alcançando a 4ª posição, entre as universidades brasileiras, na área de Ciências de Agrárias e Florestais. No âmbito internacional, a instituição recebeu, em 2016, o certificado internacional Blue University, oferecido pelo movimento Blue Community (“Projeto Comunidades Azuis”), do Canadá, devido à adoção de diretrizes e ações para a gestão sustentável da água no campus universitário.

Poderão participar do processo seletivo o público-alvo do projeto, com nível superior (graduação completa), que resida e/ou atue na sua área de influência e desenvolva atividades profissionais voltadas à produção rural. Entre estes, poderão se inscrever Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATEC); Trabalhadores(as) de organizações socioprodutivas (OSP); Produtores e Produtoras rurais e seus familiares diretos; Gestores(as) públicos(as) dos estados e municípios do projeto; Técnicos e gestores das Instituições participantes do Comitê Consultivo; e Técnicos e consultores do PRS – Cerrado.

Este Mestrado Profissional será oferecido em formato modular e híbrido (atividades virtuais e presenciais), com total de 30 créditos, 450 horas e duração máxima de 24 meses. As aulas serão concentradas em uma semana a cada mês, intercalando atividades presenciais e remotas. Os módulos presenciais estão previstos para acontecer nos estados contemplados pelo projeto: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O curso será oferecido por meio de dois programas da UFLA que oferecem Mestrado Profissional: o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Produção Animal (PPGCTPA) e o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE). Embora o Mestrado Profissional do PRS – Cerrado conte com a participação de dois programas da UFLA, o formato do curso e as disciplinas oferecidas serão as mesmas para todos(as) selecionados(as), que farão os mesmos créditos e as mesmas disciplinas. Para conhecer os detalhes do curso, como as disciplinas e a estrutura modular, acessar o documento de Apresentação do Curso, neste link.

Vale ressaltar que o projeto poderá custear, quando comprovada a necessidade, o deslocamento, a hospedagem e a alimentação para os(as) alunos(as) aprovados(as), para participação nos módulos presenciais. Informações detalhadas sobre como solicitar o apoio do PRS – Cerrado para as atividades presenciais do Mestrado serão disponibilizadas no início do curso.

As principais temáticas que serão debatidas e desenvolvidas no Mestrado serão: i) mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE); ii) redução de desmatamento com manutenção ou ampliação da produção agropecuária; iii) conservação da biodiversidade e dos recursos naturais em contexto de produção rural; iv) práticas integradas e sustentáveis de produção; vi) sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Florestas (ILPF); vii) Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD); viii) tecnologias para ampliação e maior acessibilidade de produtores(as) rurais à assistência técnica e à capacitação agrícola, econômica e ambiental; ix) fortalecimento de organizações socioprodutivas e de comercialização da produção rural; e x) uso de novas tecnologias para aprimorar os sistemas produtivos (Agro 4.0).

O corpo docente do Mestrado Profissional do PRS – Cerrado é composto por professores e professoras da Universidade Federal de Lavras – UFLA, participantes do PPGCTPA e do PPGDE, bem como de docentes indicados(as) pelo projeto, que irão colaborar com as disciplinas.

O curso oferecerá 24 vagas, distribuídas entre os dois programas da UFLA, sendo 12 vagas para cada programa. A distribuição se dará da seguinte forma: 4 vagas por estado atendido pelo projeto (GO, MG, MT e MS), totalizando 16 vagas; 4 vagas para participantes de Instituições que compõem o Comitê Consultivo do PRS – Cerrado; e 4 vagas para técnicos e consultores do projeto.

Com esta formação, o PRS – Cerrado almeja contribuir com um perfil de egressos capazes de dialogar com os grandes desafios da atualidade, principalmente na temática das mudanças climáticas e da agropecuária de baixa emissão de carbono. Considerando o seu caráter profissional, a ação formativa pretende, também, contribuir com a formação técnica, teórica e prática dos(as) participantes, para que o conhecimento adquirido possa ser implementado em suas atividades profissionais, contribuindo com o desenvolvimento rural sustentável no bioma Cerrado.

Interessados e interessadas em participar da formação deverão preencher um cadastro, neste link https://www.ruralsustentavel.org/programa-de-capacitacao/mestrado-profissional/. Esta etapa, que chamamos de pré-inscrição, tem o objetivo de verificar se os(as) candidatos(as) fazem parte do público-alvo do projeto e atuam profissionalmente na sua região de abrangência. Conforme a área de formação da graduação dos(as) candidatos(as), bem como de acordo com os temas apresentados na ficha de cadastro que os(as) candidatos(as) possuam mais afinidade, iremos direcioná-los(as) para a inscrição em um dos dois programas da UFLA.

Ao se cadastrar, o(a) candidato(a) receberá um e-mail de confirmação de que a pré-inscrição foi realizada com sucesso. Portanto, assegurem-se de que o e-mail cadastrado está correto e é válido. Após o preenchimento do cadastro, a Equipe do PRS – Cerrado irá verificar se o(a) cadastrado(a) compõe o público do projeto. Caso seja confirmada a informação, será gerada uma Declaração de Aptidão para se inscrever no processo seletivo, via site da Universidade Federal de Lavras. A inscrição, o envio de documentos e o acompanhamento das etapas do processo seletivo serão realizados via site dos respectivos programas da UFLA, parceiros do curso.

A Declaração de Aptidão deverá ser anexada aos documentos enviados à UFLA, no momento de inscrição, conforme os editais de seleção do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Produção Animal (PPGCTPA) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE).

Atenção: A pré-inscrição, com a Declaração de Aptidão, não assegura a vaga no Mestrado, visto que o(a) candidato(a) deverá participar do processo seletivo e ser considerado(a) aprovado(a). Os(as) candidatos(as) poderão se inscrever e participar do processo seletivo em apenas um programa da UFLA!

Primeiro, leia todas as informações sobre a pré-inscrição aqui. Ela é indispensável! 

Os editais dos processos seletivos abertos estão disponíveis abaixo:

EDITAL PRPG Nº 117/2021 – CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO ANIMAL
https://prpg.ufla.br/images/Editais/Editais_20221/117.pdf

EDITAL PRPG Nº 118/2021 – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EXTENSÃO
https://prpg.ufla.br/images/Editais/Editais_20221/118.pdf

Curiosidades

Downloads

Contato

Suporte técnico

Informações gerais

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Privacy Preference Center