Mestrado Profissional

Sobre

O Mestrado Profissional do PRS – Cerrado, na temática de Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono, é um curso de pós-graduação stricto sensu oferecido pelo projeto em parceria com a Universidade Federal da Lavras – UFLA, por meio de dois de seus programas de pós-graduação: o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Produção Animal – PPGCTPA e o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão – PPGDE. Tem como finalidade capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais em práticas produtivas sustentáveis, gestão da propriedade e em tecnologias e inovação para o campo. É voltado para profissionais com interesse em sistemas agropecuários de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado, especialmente Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF e Recuperação de Pastagens Degradadas – RPD.

ATENÇÃO: leia atentamente as informações abaixo sobre como participar da formação.

Inscrições encerradas

Para participar do processo seletivo é necessário realizar a pré-inscrição no Portal de Capacitação. Esta etapa tem o objetivo de verificar se os(as) interessados(as) fazem parte do público-alvo do projeto e atuam na região de abrangência do projeto (estados e municípios). Após avaliação interna, será emitida uma Declaração de Aptidão. Neste documento está a indicação de qual programa de pós-graduação da UFLA o(a) candidato(a) deve se inscrever: PPGCTPA ou PPGDE. Atenção para se inscrever no programa para o qual você foi direcionado!

A pré-inscrição e a Declaração de Aptidão não asseguram a vaga no Mestrado.

Com a Declaração de Aptidão em mãos, é necessário se inscrever no processo seletivo via site da UFLA, no programa indicado na Declaração. A inscrição e o envio dos documentos solicitados no Edital do processo seletivo são realizados online, no site da UFLA. É cobrada uma taxa no ato da inscrição.

Poderão participar do processo seletivo o público-alvo do projeto, com nível superior (graduação completa), que resida e/ou atue na sua área de influência e desenvolva atividades profissionais voltadas à produção rural. Entre estes, poderão se inscrever Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATECs; Trabalhadores(as) de organizações socioprodutivas – OSP; Produtores e Produtoras rurais e seus familiares diretos; Gestores(as) públicos(as) dos estados e municípios de atuação do projeto; Técnicos e gestores das Instituições participantes do Comitê Consultivo do projeto (BID, MAPA e Governo do Reino Unido); Consultores do PRS – Cerrado.

Para se inscrever no processo seletivo da
UFLA, são necessários os seguintes documentos:

Cópia do
diploma de graduação (ou atestado de provável formando);

 Histórico escolar;

Declaração de Aptidão (emitida pelo PRS – Cerrado) indicando para qual programa da UFLA o(a) candidato(a) deverá se inscrever;

 Termo de Compromisso com o curso, redigido e assinado
pelo(a) candidato(a);

 Currículo (conforme o modelo do Edital)
e documentos comprobatórios de experiência profissional, participação em
eventos científicos, trabalhos publicados, entre outros. 

ATENÇÃO: é obrigatório enviar todos
os comprovantes das atividades apresentadas no currículo. A comprovação de
experiência profissional, quando for o caso, é um item importante (exemplos de comprovante de
experiência profissional: declaração da empresa, cópia da carteira de trabalho,
entre outros). 

 Proposta de Plano de Trabalho, com foco em temas do Programa Rural Sustentável – Cerrado e do Programa de Pós-Graduação específico (PPGCTPA ou PPGDE), contendo: Capa, com título do Plano de Trabalho; Temática na qual pretende desenvolver a pesquisa; 1. Introdução; 2. Problema de pesquisa; 3. Objetivos geral e específicos; 4. Procedimentos Metodológicos; 5. Relação da proposta com o trabalho desenvolvido no âmbito do bioma Cerrado e do Projeto Rural Sustentável e potenciais impactos dos produtos gerados; 6. Síntese do Referencial Teórico e; 7. Referências. A proposta de trabalho deverá ser digitada em até 7 (sete) laudas, excluída a capa e incluindo as referências. A proposta deve estar identificada apenas com o número de inscrição.

* Os documentos devem ser salvos em PDF
para envio no momento da inscrição. 

Leia o Edital do processo seletivo com
atenção, para os detalhes sobre a documentação necessária para a inscrição.

Serão oferecidas 24 vagas, sendo 12 vagas para cada programa da UFLA participante – PPGDE e PPGCTP. A distribuição de vagas por estado e por público está divulgada na “Apresentação do Curso”.

A Universidade Federal de Lavras – UFLA (https://ufla.br/), localizada na cidade de Lavras, em Minas Gerais, é uma instituição pioneira em extensão rural no estado, promovendo, desde a sua fundação, a valorização da agropecuária e o incentivo às tecnologias para o desenvolvimento no campo. É reconhecida por sua excelência em ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, especialmente na área de Ciências Agrárias, alcançando a 4ª posição, entre as universidades brasileiras, na área de Ciências de Agrárias e Florestais. No âmbito internacional, a instituição recebeu, em 2016, o certificado internacional Blue University, oferecido pelo movimento Blue Community (“Projeto Comunidades Azuis”), do Canadá, devido à adoção de diretrizes e ações para a gestão sustentável da água no campus universitário.

Este Mestrado Profissional será oferecido em formato modular e híbrido (atividades virtuais e presenciais), com total de 30 créditos, 450 horas e duração de 18 meses. A previsão é que as aulas serão sejam concentradas em uma semana a cada mês, intercalando atividades presenciais e remotas. Os módulos presenciais estão previstos para acontecer nos estados contemplados pelo projeto: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O curso será oferecido por meio de dois programas da UFLA que possuem Mestrado Profissional. Embora o Mestrado Profissional do PRS – Cerrado conte com a participação de dois programas da UFLA, o formato do curso e as disciplinas oferecidas serão as mesmas para todos(as) selecionados(as), que farão os mesmos créditos e as mesmas disciplinas. Para conhecer os detalhes do curso, como as disciplinas e a estrutura modular, acesse o documento de Apresentação do Curso, neste link.

Ao final do curso, os(as) concluintes terão o diploma de Mestre emitido pela UFLA com as especificações de cada programa (PPGCTPA ou PPGDE), e em conformidade com as regras e normas desta universidade.

Vale ressaltar que o projeto poderá custear, quando comprovada a necessidade, o deslocamento, a hospedagem e a alimentação para os(as) estudantes aprovados(as) e devidamente matriculados(as) na UFLA, para participação nos módulos presenciais. Informações detalhadas sobre como solicitar o apoio do PRS – Cerrado para as atividades presenciais do Mestrado deverão seguir o Regulamento de Acesso que será disponibilizado no início do curso.

As principais temáticas que serão debatidas e desenvolvidas no Mestrado serão: i) mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE); ii) redução de desmatamento com manutenção ou ampliação da produção agropecuária; iii) conservação da biodiversidade e dos recursos naturais em contexto de produção rural; iv) práticas integradas e sustentáveis de produção; vi) sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Florestas (ILPF); vii) Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD); viii) tecnologias para ampliação e maior acessibilidade de produtores(as) rurais à assistência técnica e à capacitação agrícola, econômica e ambiental; ix) fortalecimento de organizações socioprodutivas e de comercialização da produção rural; e x) uso de novas tecnologias para aprimorar os sistemas produtivos (Agro 4.0).

O corpo docente do Mestrado Profissional do PRS – Cerrado é composto por professores e professoras da Universidade Federal de Lavras – UFLA, participantes do PPGCTPA e do PPGDE, bem como de docentes e especialistas indicados(as) pelo projeto, que irão colaborar com as disciplinas.

Serão oferecidas 24 vagas, sendo 12 vagas para cada programa participante – PPGDE e PPGCTPA.

Para o PPGCTPA, serão oferecidas 8 vagas para estudos de animais não ruminantes – os projetos de pesquisas podem incluir, além de temas sobre a criação destes animais, aspectos sobre a sustentabilidade para os ambientes de criação, destino de dejetos, alimentação e bem-estar animal, entre outros; e 4 vagas para estudo com animais ruminantes. Dúvidas sobre estas duas áreas do programa, entrar em contato com o Professor Márvio Abreu marvio@ufla.br

Com esta formação, o PRS – Cerrado almeja contribuir com um perfil de egressos capazes de dialogar com os grandes desafios da atualidade, principalmente na temática das mudanças climáticas e da agropecuária de baixa emissão de carbono. Considerando o seu caráter profissional, a ação formativa pretende, também, contribuir com a formação técnica, teórica e prática dos(as) participantes, para que o conhecimento adquirido possa ser implementado em suas atividades profissionais, contribuindo com o desenvolvimento rural sustentável no bioma Cerrado.

Interessados e interessadas em participar da formação deverão preencher um cadastro, neste link https://portal.ruralsustentavel.org/core/mestrado/cadastro/. Esta etapa, que chamamos de pré-inscrição. Conforme a área de formação da graduação dos(as) candidatos(as), bem como de acordo com os temas apresentados na ficha de cadastro que os(as) candidatos(as) possuam mais afinidade, iremos direcioná-los(as) para a inscrição em um dos dois programas da UFLA – PPGCTPA ou PPGDE.

Ao se cadastrar, o(a) candidato(a) receberá um e-mail de confirmação de que a pré-inscrição foi realizada com sucesso. Portanto, assegurem-se de que o e-mail cadastrado está correto e é válido. Após o preenchimento do cadastro, a Equipe do PRS – Cerrado irá verificar se o(a) cadastrado(a) compõe o público do projeto. Caso seja confirmada a informação, será gerada uma Declaração de Aptidão.

Esta Declaração deverá ser enviada para a UFLA no momento da inscrição no processo seletivo, via site da universidade. A inscrição, o envio de documentos e o acompanhamento das etapas do processo seletivo serão realizados via site dos respectivos programas da UFLA, parceiros do curso.

A Declaração de Aptidão deverá ser anexada aos documentos enviados à UFLA, no momento de inscrição, conforme os editais de seleção do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Produção Animal (PPGCTPA) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE).

Atenção: A pré-inscrição, com a Declaração de Aptidão, não assegura a vaga no Mestrado, visto que o(a) candidato(a) deverá participar do processo seletivo e ser considerado(a) aprovado(a). Os(as) candidatos(as) poderão se inscrever e participar do processo seletivo em apenas um programa da UFLA!

O processo seletivo para a segunda edição já finalizou. Siga as redes sociais do Projeto Rural Sustentável – Cerrado para informações sobre as formações oferecidas pelo Programa de Capacitação.

 

Curiosidades

Galeria

Downloads

Contato

Suporte técnico

Informações gerais

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Curiosidades

Privacy Preference Center