Nos dias 23 e 26 de março, as produtoras rurais de Mato Grosso e Minas Gerais, respectivamente, foram homenageadas nos Dias de Campo das Mulheres do PRS – Cerrado. Os eventos foram realizados pelo Projeto com o objetivo de celebrar o fortalecimento e o empoderamento das mulheres que atuam no meio rural, sob o tema “Histórias que Inspiram, Convivências que Fortalecem”.

Durante os encontros, diversas atividades foram colocadas em prática para destacarem o papel fundamental das mulheres no campo, incentivando o protagonismo feminino e fomentando um ambiente de apoio mútuo com exemplos de superação e sucesso. Um exemplo dessas atividades foram as oficinas interativas, onde as mulheres puderam compartilhar as próprias histórias e vivências no ambiente rural.

Todas as propriedades escolhidas para sediar os DCs foram Unidades Demonstrativa (UDs) do PRS – Cerrado, ou seja, uma propriedade-modelo na aplicação de práticas produtivas sustentáveis. Todas elas são comandadas por mulheres de referência local no quesito de tecnologias e boas práticas no campo.

Mato Grosso

No dia 23 de março, o município de Itiquira, em Mato Grosso, reuniu mais de 45 pessoas no Assentamento Ouro Branco, entre produtoras rurais e suas famílias, e as artesãs da Flores da Seringueira. A marca foi criada pelas mulheres da comunidade e realiza a produção de biojóias a partir do látex extraído das seringueiras.

A artesã Lidinalva Santos de Oliveira comenta sobre o papel do PRS – Cerrado junto ao trabalho que elas vêm fazendo: “Esse projeto abriu um leque de possibilidades e trouxe uma grandeza, porque às vezes a gente parava na zona de conforto, e ele mostrou que nós somos capazes de evoluir e crescer junto com a comunidade”.

Minas Gerais

Já no dia 26 de março, a celebração aconteceu no Lote 145 – Maria Valentina Damasceno Oliveira, em Pompéu, Minas Gerais. O evento teve 50 participantes reunidos(as) com a intenção de compartilhar e aprender sobre o papel das mulheres no meio rural sustentável.

No início de março, o PRS – Cerrado também realizou os Dias de Campo das Mulheres nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. Clique aqui e saiba como foram essas celebrações.