Entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro, a 2ª Edição do Mestrado Profissional do PRS – Cerrado, realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), ministrou o terceiro módulo de aula presencial. As aulas aconteceram no município de Campo Grande (MS) com a presença dos(as) estudantes dos quatro estados de atuação do projeto. Também estavam na ocasião a Gerente do Mestrado Profissional, Raquel Caribé, a Assessora Técnica da Capacitação, Marian Dias, além dos professores da UFLA responsáveis por ministrar as aulas.

O Mestrado é maravilhoso para a aquisição de conhecimentos, que estão contribuindo de forma significativa na minha formação profissional e me dando a capacidade de desenvolver ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável com práticas de educação ambiental”, destaca a aluna Shirley de Jesus Carvalho, que conheceu o Mestrado após ter atuado junto ao projeto nas Ações de Popularização.

Outro estudante, o zootecnista Marcos Luz Vieira Júnior também comentou sobre a importância da aprendizagem: “É muito gratificante, pois nesta oportunidade estamos reciclando os nossos conhecimentos e adquirindo uma formação a mais no mercado de trabalho.”

Além das aulas, os(as) alunos(as) fizeram uma visita técnica no campo da Embrapa em Campo Grande, com o objetivo de verem, na prática, os temas estudados em sala.

Sobre o Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional do PRS – Cerrado tem como finalidade capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais em práticas produtivas sustentáveis, gestão da propriedade e em tecnologias e inovação para o campo. Entre as temáticas ensinadas estão a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE), práticas integradas e sustentáveis de produção, sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).

As aulas funcionam no formato híbrido, acontecendo presencialmente de forma bimensal. A cada módulo, um dos estados de atuação do PRS – Cerrado é escolhido para sediar as aulas. A primeira semana presencial foi em Minas Gerais, no mês de abril, e a segunda em Mato Grosso, no mês de junho.