Como parte das comemorações do Mês da Mulher, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado organizou uma programação especial para os Dias de Campo (DCs) neste mês de março. A rodada de DCs está voltada para o tema Terra, trabalho e família: mulheres para o futuro. Na ocasião, produtoras rurais e demais convidadas terão a chance de participarem de oficinas que possam gerar uma sensibilização, reflexão e troca de experiências sobre o que é ser uma mulher no campo.

Ao todo, serão 13 oficinas focadas na temática do Mês da Mulher, cada um em uma Microrregião dos estados de abrangência do PRS – Cerrado, sendo eles: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Os Dias de Campo (DCs) são ações promovidas pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado com o objetivo de apoiar, monitorar e executar as atividades e ações do projeto nos estados e municípios de abrangência. Os eventos, realizados mensalmente, buscam articular e fortalecer as redes de parceiros e as diversas ações propostas, ao mesmo tempo em que mobilizam e estreitam as relações com produtores(as) e entre os(as) diversos(as) beneficiários(as) do projeto. Entre o público participante, estão produtores(as) rurais, representantes de organizações socioprodutivas, técnicos(as) e instituições de ATER, palestrantes qualificados, além das instituições que apoiam o projeto localmente.

O papel das OSPs para o PRS – Cerrado

As Organizações Socioprodutivas (OSPs) são cooperativas, associações, sindicatos e outras formas de organização que agregam produtores e produtoras rurais, com intenções comuns. A nucleação das ações do PRS – Cerrado é desenvolvida a partir das Organizações Socioprodutivas — referências também para as articulações com os atores do projeto, desde as famílias de produtores(as) até agentes e instituições de assistência técnica. É por meio da estruturação dessas instituições que buscamos fortalecer a implementação das práticas produtivas sustentáveis apoiadas por nós em pequenas e médias propriedades: Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendidos como sinônimos de Sistemas Agroflorestais (SAFs), e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).

Atuação do PRS – Cerrado

O Projeto Rural Sustentável – Cerrado atua em 101 municípios, distribuídos pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, em uma área de mais de 360 mil hectares com propriedades envolvidas no projeto. O Cerrado, hotspot da diversidade no mundo, é o bioma responsável pela maior produção de grãos no Brasil e um dos maiores polos de produção bovina do país. Tem uma importância estratégica para o Brasil em sua contribuição para a produção de alimentos no planeta. O bioma é altamente importante e estratégico para dialogar diretamente com o potencial de recuperação de áreas degradadas no Brasil, visto que, apenas em 2015, ele chegou a ser desmatado 4x mais que a Amazônia.

Por meio da adoção de práticas produtivas sustentáveis, o projeto tem como objetivos mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos e médios produtores do bioma Cerrado, promovendo a adoção de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O projeto oferece assistência técnica para produtores, assim como apoio financeiro a organizações e grupos de produtores para fortalecer a comercialização da produção agropecuária. Também desenvolve ações de conscientização, formação, capacitação e pesquisa.