“Num futuro não muito remoto, toda agricultura brasileira será um sistema produtivo com árvores”, foi uma das informações importantes trazidas pelo pesquisador da Embrapa e professor Eduardo Delgado Assad neste evento que marca a primeira turma do Mestrado Profissional do PRS – Cerrado, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). O professor, especialista em climatologia e mudanças climáticas, participou da Aula Magna do Mestrado em Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 28/03. Além de reforçar a importância do ‘Cerrado em pé’ para todo o sistema produtivo, Assad também abordou as transformações na história do clima, o impacto das mudanças climáticas na produtividade da agropecuária brasileira, projeções de cenários futuros e resultados de experimentos recentes de adaptação de cultivares a essas mudanças.

O ex-ministro da Agricultura e egresso da UFLA, professor Alysson Paolinelli, falou sobre a audaciosa ocupação do bioma Cerrado nas décadas de 1970 e 1980. Em sua fala, trouxe os detalhes de sua contribuição no processo de transformação de áreas do Cerrado em um importante polo agropecuário – feito esse que garantiu a indicação de seu nome duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz, em 2021 e 2022, por seu papel na consolidação do Brasil como um país autossuficiente na produção de alimentos.

Fabiana Villa Alves, diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação da SDI/Mapa, destacou a importância do Mestrado no processo de formação de profissionais capazes de contribuir para a implementação do Plano ABC+, uma das grandes ações para promover a sustentabilidade no setor agropecuário. O professor João Chrysostomo, reitor da UFLA, falou sobre a emergência de ações concretas de enfrentamento à destruição ambiental, para um futuro viável e sustentável, e ressaltou a importância da parceria com o Projeto Rural Sustentável para a concretização deste Mestrado.

Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, realçou os investimentos do projeto na disseminação do conhecimento e na formação de um corpo técnico qualificado. Tadeu Assad, diretor-geral do PRS – Cerrado e diretor-presidente do IABS, comentou sobre a grande demanda pelo curso e a possibilidade de serem formadas novas turmas. Ainda, enfatizou que o Mestrado Profissional é uma das ações do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado. O Programa, que tem como missão capacitar, treinar e sensibilizar em torno das práticas rurais sustentáveis e da agropecuária de baixa emissão de carbono, conta ainda com ações de sensibilização em escolas públicas, para crianças e adolescentes, um curso EaD em parceria com o Canal Futura, ações de fortalecimento de organizações socioprodutivas e oficinas participativas com as famílias de produtores e produtoras rurais para trabalhar a questão de gênero e juventude rural, além de formações presenciais. 

O Mestrado Profissional em Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono faz parte do Programa de Capacitação do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. Em sua primeira turma, conta com 26 alunos, que são profissionais, técnicos(as), produtores(as) e gestores(as) públicos(as) que atuam no meio rural ou em áreas afins.

Sob o tema “Produção rural sustentável: os desafios da agropecuária brasileira no contexto das mudanças climáticas”, a Aula Magna do PRS-Cerrado está disponível no canal do IABS no YouTube. Acesse aqui o IABS TV.

Clique aqui para saber mais sobre o Mestrado Profissional em Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono.