O Projeto Rural Sustentável – Cerrado divulga nesta segunda-feira (17) a terceira matéria da série “PRS – Cerrado em números”, que traz os dados do projeto em cada um dos estados de atuação. Na matéria de hoje, vamos conhecer os números de Minas Gerais. São 826 propriedades rurais selecionadas por meio de edital, sendo 45 Unidades Demonstrativas (UDs) e 781 Unidades Multiplicadoras (UMs), que somam ao todo 69.415 hectares. 

As UDs em Minas Gerais somam 1.484 hectares de área com uma ou mais tecnologias sustentáveis apoiadas pelo projeto: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e suas modalidades, e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). Entre todas elas, a mais presente em território mineiro é a Integração Pecuária-Floresta (IPF), seguida pela RPD, ILPF completa, Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e, por fim, Integração Lavoura-Floresta (ILF). Ao todo, são 62 tecnologias implantadas nas 45 UDs. 

Em relação às Unidades Multiplicadoras, a maior parte dos(as) produtores(as) pretende implantar Recuperação de Pastagens Degradadas, com IPF e ILP na sequência. Do total de produtores(as) rurais no estado, 63% são homens, 34% mulheres e 3% não declararam. O estado de Minas Gerais tem, ao todo, 12 Organizações Socioprodutivas (OSPs), instituições por onde serão nucleadas as ações com as UMs, apoiando na organização das ações desenvolvidas junto às propriedades, de forma a deixar um legado para o campo.

Em relação à área de pesquisa, são 6 projetos apoiados pelo PRS – Cerrado em MG. Os temas abordam agropecuária de baixa emissão de carbono, avaliação econômica, desmatamento evitado, inovações tecnológicas e de mercado, Internet das Coisas, Nexus/MRV, Sistemas de Produção – URTP e sustentabilidade na produção agropecuária.

Confira as outras duas matérias da série:

PRS – Cerrado em números: veja os dados do projeto em Goiás

PRS – Cerrado em números: conheça os dados em Mato Grosso