Os Dias de Campo (DCs) do PRS – Cerrado reuniram 1.185 participantes em 34 eventos ao longo do mês de outubro, nos quatro estados de atuação do projeto: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O objetivo principal é realizar uma troca de experiências e conhecimentos a respeito da utilização de novas tecnologias sustentáveis no campo. Desta vez, além dos DCs tradicionais, também aconteceram eventos voltados para as áreas de Pesquisa, Popularização e Cursos Presenciais do PRS – Cerrado.

Os eventos acontecem em Unidades Demonstrativas (UDs) e Unidades Multiplicadoras (UMs) do projeto e reúnem produtores e produtoras rurais, representantes de organizações socioprodutivas, estudantes, técnicos(as) e instituições de ATER, palestrantes qualificados, além das instituições que nos apoiam localmente.

Victor Hugo, estudante de zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso, compartilha sobre a importância do evento para ele. “Esse dia foi muito importante para colocarmos o conteúdo da sala de aula em prática. Foi fundamental para mim, e toda a turma, ter essa interação com produtores e palestrantes, e aprender mais sobre temas como estruturação de pastagem e calagem. São ações assim que nos trazem bagagem para adentrar no mercado de trabalho”, destaca.

Dia de Campo da Pesquisa

No dia 11 de outubro aconteceu o Dia de Campo voltado para apresentação de pesquisas no Campo Experimental Getúlio Vargas, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Uberaba (MG). Durante o evento, foram apresentados resultados de uma das pesquisas apoiadas pelo PRS – Cerrado, essa realizada pela EPAMIG, envolvendo a eficiência produtiva em sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que promovem uma agropecuária mais sustentável.

Leia mais detalhes sobre esse Dia de Campo aqui.

Dias de Campo da Popularização

Em outubro, também foram realizados alguns Dias de Campo com as escolas rurais e urbanas envolvidas com o projeto por meio das ações de popularização, dentro do Programa de Capacitação. Nestes momentos, crianças e adolescentes participaram de atividades educativas em relação à produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono. A compostagem e o beneficiamento do algodão foram alguns dos temas trabalhados junto às escolas.

O PRS – Cerrado realiza os DCs mensalmente, caso tenha interesse em participar, procure o(a) monitor(a) de sua região ou acesse a agenda de novembro para ficar por dentro dos próximos eventos.