O Projeto Rural Sustentável – Cerrado divulga nesta quinta-feira, 03/02, a última matéria da série “PRS – Cerrado em números”. Hoje, vamos conhecer um pouco mais dos dados do projeto em Mato Grosso do Sul, estado que abriga 1.170 propriedades rurais selecionadas por meio de edital, das quais 48 são Unidades Demonstrativas (UDs) e 1.122 são Unidades Multiplicadoras (UMs). As UDs e UMs estão distribuídas por 26 municípios e, juntas, somam 94.318 hectares de área.

Dentre as tecnologias produtivas apoiadas no âmbito do PRS – Cerrado – Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e suas modalidades -, a RPD é a mais presente nas UDs do estado sul-matogrossense. Integração Lavoura-Pecuária (ILP), Integração Lavoura-Floresta (ILF), Integração Pecuária-Floresta (IPF) e ILPF aparecem na sequência. Ao todo, são 51 tecnologias implementadas nas 48 Unidades Demonstrativas.

Nas Unidades Multiplicadoras, a RPD também aparece na primeira posição da lista de tecnologias que os(as) produtores(as) pretendem implantar, seguida pela ILP, IPF, ILF e ILPF. Quanto ao gênero dos(as) beneficiários(as), 58% são homens, 41% mulheres e 1% não declarou.

Em relação às Organizações Socioprodutivas (OSPs), são 13 selecionadas em todo o estado. As OSPs são instituições por onde são nucleadas as ações com as UMs, apoiando na organização das ações desenvolvidas junto às propriedades, de forma a deixar um legado para o campo.

Já na área de pesquisa, são 4 projetos apoiados pelo PRS – Cerrado em MS. Os temas abordam agropecuária de baixa emissão de carbono, avaliação econômica, desmatamento evitado, inovações tecnológicas e de mercado, Internet das Coisas, Nexus/MRV, Sistemas de Produção – URTP e sustentabilidade na produção agropecuária.

Confira os números dos outros estados:

PRS – Cerrado em números: veja os dados do projeto em Minas Gerais

PRS – Cerrado em números: conheça os dados em Mato Grosso

PRS – Cerrado em números: veja os dados do projeto em Goiás