Para finalizar o nosso sobrevoo, vamos conhecer mais sobre Minas Gerais. No estado, atuamos com 3 Microrregiões, 25 municípios e uma área de mais de 74 mil ha de área total de propriedades envolvidas. Nossas atividades acontecem por meio de 47 Unidades Demonstrativas (UDs), 926 Unidades Multiplicadoras (UMs) e 12 Organizações Socioprodutivas (OSPs).

Ao todo, contamos com 985 produtores e produtoras rurais mineiros que participam e se beneficiam de nossas atividades. Uma delas é Joana Rodolfo de Queiroz, produtora de uma de nossas Unidades Demonstrativas (UDs) da região de Paracatu (MG). Ela destaca o sentimento de realização em poder tornar o rural mais sustentável por meio do projeto.

“Me sinto muito bem em participar do projeto, o sentimento é de felicidade e uma grande expectativa. Isso porque as vivências e toda a assistência técnica faz com que vislumbremos uma nova etapa nessa questão do desenvolvimento sustentável na propriedade”.

Esta é a quarta e última matéria da série especial sobre as nossas atividades em cada um dos quatro estados de atuação: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Se você ainda não leu as matérias anteriores,  clique aqui para saber mais sobre o estado de Goiás, clique aqui para saber mais sobre o estado de Mato Grosso, e clique aqui para o Mato Grosso do Sul.

Ações de Campo

O objetivo das nossas atividades em campo é articular e fortalecer as redes de parceiros, assim como estreitar as relações com produtores(as) rurais. No estado, a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para as UDs é realizada por uma das 45 instituições pré-qualificadas. Até o momento, as ATERs já realizaram 47 visitas nas Unidades Demonstrativas (UDs) do projeto. Além disso, outra ação importante são os Dias de Campo (DCs). De dezembro de 2021 a agosto de 2022, o PRS – Cerrado realizou 45 DCs no estado de Minas Gerais, com uma média de 34 participantes por evento.

O Coordenador Estadual de Campo em Minas Gerais, Victor Moura, celebra a oportunidade de participar do projeto e ver a transformação sustentável na vida de tantos produtores(as). “A frente de campo tem o privilégio de ter o contato direto com os produtores e produtoras atendidas pelo PRS-Cerrado. E nada é mais prazeroso e recompensador do que ver as expectativas daqueles que realmente querem fazer uma produção mais sustentável se transformar em realidade por meio das ações do projeto.”

Saiba mais detalhes sobre nossa atuação no campo: https://www.ruralsustentavel.org/frente-de-atuacao/campo/

Ações de Capacitação

Parte de nossas ações de capacitação é o EaD Introdutório, feito em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. O curso é aberto para todos(as) que desejam se aperfeiçoar em conceitos envolvendo mudanças climáticas e estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Até o momento, 123 mineiros(as) estão inscritos(as) no EaD, dando mais um passo para expandirem os seus conhecimentos.

Pessoas com nível superior que buscam a pós-graduação stricto sensu também podem aprimorar os seus conhecimentos em práticas produtivas sustentáveis por meio do Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente, estamos com os editais para o processo seletivo da 2ª turma do Mestrado Profissional em Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono abertos até 16/10. É uma super parceria com a Universidade Federal de Lavras – referência em Ciências Agrárias! Confira mais detalhes: https://bit.ly/3B5Loqw

João Marcelo é produtor rural do município de Abaeté (MG) e estudante do Mestrado Profissional. Ele comenta qual a importância da troca de experiências em parcerias como essas. “É importante para todos os produtores terem conhecimento da ciência, que vai além do que é passado para nós de geração em geração. E eu, como produtor e agora pesquisador, ganho um suporte para estudo e pesquisa. O projeto está me deixando um grande legado”.

Outra ação de sensibilização e empoderamento é a popularização da produção rural sustentável nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. No estado, 9 escolas participam destas atividades, sendo 67% delas rurais e 33% urbanas.

Confira mais detalhes sobre nossa frente de capacitação: https://www.ruralsustentavel.org/programa-de-capacitacao/ 

Ações de Pesquisa

No estado, desenvolvemos ações com 9 projetos de pesquisa e investimento de recursos na ordem de mais de R$ 3 milhões de reais (R$ 3.189.340,87). Por um lado, temos as Pesquisas Direcionadas, que contam com a expertise da Embrapa, e possuem o objetivo de realizar diversos estudos, que envolvem potenciais de mitigação de GEE por meio da implantação dos sistemas de integração a índices de desmatamento evitado, assim como tantas outras. Por outro, por meio de editais, atuamos em conjunto com outras instituições de ensino e pesquisa, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais; Universidade Federal de São João del Rei; Universidade Federal de Lavras; Embrapa Solos; Instituto de Microbiologia Paulo de Góes – UFRJ e Universidade Federal de Viçosa.

Veja os detalhes no nosso site: https://www.ruralsustentavel.org/frente-de-atuacao/pesquisas/

Ações de Finanças Verdes

Em Minas Gerais, foram realizadas oficinas de estudos sobre incentivos fiscais, tributários e creditícios para agropecuária de baixa emissão de carbono. Além disso, contamos com a certificação da produção, que também é um dos braços de atuação do projeto na área de Finanças Verdes.  Até o momento, foram realizadas 45 visitas às Unidades Demonstrativas (UDs) do estado, onde receberam técnicos (ATECs), que aplicaram um primeiro diagnóstico, avaliando a propriedade como um todo e sua proximidade com os esquemas de certificação considerados  promissores para a região.

O conceito da certificação aproxima nossos atores rurais a boas práticas de gestão e produção, com base em padrões mundiais de sustentabilidade. Quem realiza esse contato em campo são os Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATECs), que em Minas Gerais são mais de uma dezena. Para qualificar as ações do projeto, todos(as) os(as) ATECs participaram dos cursos de 6 esquemas de certificação: FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal), Rainforest Alliance (Aliança para Floresta Tropical), Certifica Minas, Carne Carbono Neutro (CCN), Orgânicos Brasil e RTRS (Round Table on Responsible Soy ou Associação Internacional de Soja Responsável).

Sobre o PRS – Cerrado

Somos resultado de uma Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução e administração. A Embrapa é a responsável pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF pelo apoio técnico.